Refugiados: aspectos materiais e históricos e a inefetividade de direitos

Autores/as

  • Danilo Henrique Nunes Universidade de Ribeirão Preto https://orcid.org/0000-0001-9162-3606
  • Lucas de Souza Lehfeld Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp
  • Selma Cristina Tomé Pina Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp
  • Vinicius Trawitzki Momenté

Palabras clave:

Direitos Humanos, Dignidade da Pessoa Humana, Refugiados, Inefetividade Jurisdicional.

Resumen

O trabalho analisa as diversas mazelas enfrentadas pelos refugiados ao longo do tempo frente a variadas violações internacionais que intensificam grandes êxodos por todo o mundo. Com base em doutrinas e a partir do método hipotético-dedutivo, refletiu-se nas possibilidades jurídicas para que esses direitos deixem de ser violados e finalmente sejam minimamente efetivados, a partir da inclusão social dos refugiados.  Por meio da pesquisa, foi encontrada a possibilidade da mínima efetivação por meio dos órgãos como o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados – ACNUR, braço da Organização das Nações Unidas – ONU e Conselho Nacional de Refugiados – CONARE, por exemplo. No entanto, nem sempre é possível, tendo em vista as adversidades dos países de origem, bem como daqueles de destino dos refugiados que, por vezes, não encontram qualquer suporte. Ademais, vislumbra-se a importância da recepção destes povos, bem como do desenvolvimento social das nações mais receptivas. Ante a análise, pode-se concluir acerca da viabilidade da efetivação dos direitos fundamentais dos refugiados tanto no âmbito do direito brasileiro como internacional.

Biografía del autor/a

Danilo Henrique Nunes, Universidade de Ribeirão Preto

Mestre em Direitos Coletivos e Cidadania Universidade de Ribeirão Preto – Ribeirão Preto/SP. Especialista em Direito Constitucional Aplicado; Direito Processual Civil e Didática para o Ensino Superior. Jornalista e Advogado.

Lucas de Souza Lehfeld, Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp

Pós-doutor em Direito pela Universidade de Coimbra, Portugal. Doutor em Direito pela PUC/SP. Professor-orientador do programa de Mestrado e Doutorado em Direitos Coletivos e Cidadania da Universidade de Ribeirão Preto – Ribeirão Preto/SP. Advogado.

Selma Cristina Tomé Pina, Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp

Mestranda em Direitos Coletivos e Cidadania Universidade de Ribeirão Preto – Ribeirão Preto/SP. Especialista em Direito Previdênciário. Advogada e Jornalista.

Vinicius Trawitzki Momenté

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto /SP. Advogado.

 

 

Citas

ONU BRASIL. Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Direitos Humanos e Refugiados. Genebra, SUI. Ficha Informativa das Nações Unidas n. 20. p. 1-61. Dez. 2002.

BRASIL. Decreto nº 19.841, de 22 de outubro de 1945. Promulga a Carta das Nações Unidas, da qual faz parte integrante o anexo Estatuto da Corte Internacional de Justiça, assinada em São Francisco, a 26 de junho de 1945, por ocasião da Conferência de Organização Internacional das Nações Unidas. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 out. 1945. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/d19841.htm>. Acesso em: 25 out. 2018.

______. Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a Lei de Migração. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 mai. 2017. Seção 1, p. 2.

______. Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997. Define mecanismos para a implementação do Estatuto dos Refugiados de 1951, e determina outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 jul. 1997. Seção 1, p. 2.

________. ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Disponível em: < http://www.acnur.org/portugues/protecao/>. Acesso em: 13 out. 2018.

________. ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Disponível em: < http://www.acnur.org/portugues/solucoes-duradouras/>. Acesso em: 13 out. 2018.

________. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.htm>. Acesso em: 25 out. 2018.

BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História das Cavernas ao Terceiro Milênio, 3ª Ed. São Paulo: Moderna, 2007.

BURKE, Peter. Perdas e Ganhos, 1ª Ed. São Paulo: Unesp, 2017.

PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. São Paulo: Saraiva, 2013.

PIOVESAN, Flávia. Temas de Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2015.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Se Deus Fosse Um Ativista dos Direitos Humanos, 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2014.

Publicado

2019-10-30

Cómo citar

Nunes, D. H., Lehfeld, L. de S., Tomé Pina, S. C., & Momenté, V. T. (2019). Refugiados: aspectos materiais e históricos e a inefetividade de direitos. Ciência ET Praxis, 11(22), 49–56. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/praxys/article/view/3888

Número

Sección

Artigos