O ESTEREÓTIPO E O REAL: reflexões acerca das representações sociais versus a concepção de si do servidor público

Autores/as

  • Cristina Camila Teles Saldanha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fundação João Pinheiro (FJP-MG)
  • Luciana Gelape dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ester Gomes Bernabé Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Cássia de Azeredo Coutinho Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Palabras clave:

Administração Pública. Ergologia. Gestão de Pessoas. Representação Social. Servidor Público.

Resumen

A partir da imagem pejorativa do servidor público construída no imaginário popular, o presente estudo teve o intuito de compreender qual a relação existente entre a imagem que o servidor público tem de si e os estereótipos difundidos pela sociedade sobre o funcionário público. Para tal, usou-se como fundamentação teórica os modelos de gestão na Administração Pública, com a coexistência de modelos antigos e mais recentes; a representação social como forma de compreender a percepção da população com relação ao trabalho desempenhado pelo servidor público e a concepção do trabalho pelo próprio funcionário público por meio da abordagem ergológica das dramáticas dos usos de si. Os dados coletados utilizaram de uma técnica de pesquisa diferenciada – de maneira complementar as entrevistas semiestruturadas, os servidores públicos de um órgão estadual de saúde construíram desenhos para capturar a manifestação de sua dimensão mais subjetiva como forma de atingir a percepção que eles têm do próprio trabalho em detrimento da criação da imagem pejorativa criada pelos cidadãos.

Biografía del autor/a

Cristina Camila Teles Saldanha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fundação João Pinheiro (FJP-MG)

Doutoranda em Administração pela UFMG. Mestre em Administração Pública pela FJP-MG. Especialista em Gestão de Pessoas pela UEMG. Bacharel em Gestão Pública pela UFMG e bacharel em Relações Internacionais pela PUC-MG.

Luciana Gelape dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda na Faculdade de Educação - FaE/UFMG. Mestre em Administração, psicóloga com especialização em Consultoria Organizacional. Professora do SENAC-MG. 

Ester Gomes Bernabé, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Mestranda em Educação Tecnológica pelo CEFET- MG. Especialista em Gestão de Pessoas pela UEMG. Bacharel em Administração pela Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte. Técnico Universitário na UEMG - Unidade Ibirité. 

Cássia de Azeredo Coutinho, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Especialista em Gestão de Pessoas pela UEMG. Especialista em Psicologia da Educação pela PUC-MG, psicóloga formada pela FUMEC.

Publicado

2020-06-09

Cómo citar

Saldanha, C. C. T., Santos, L. G. dos, Bernabé, E. G., & Coutinho, C. de A. (2020). O ESTEREÓTIPO E O REAL: reflexões acerca das representações sociais versus a concepção de si do servidor público. Perspectivas De Las políticas Públicas, 13(25), 79–136. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/revistappp/article/view/2721

Número

Sección

Artigos