GESTÃO PÚBLICA EM MOVIMENTO: REORIENTAÇÃO DE POLÍTICAS E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE

Autores/as

  • Maria Clara Lippi Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Guido Vaz Silva Universidade Federal Fluminense

Resumen

Acadêmicos e gestores públicos continuam se questionando e buscando soluções sobre como serviços definidos como de natureza pública podem prover melhoria efetiva de vida a cidadãos nas democracias atuais. Nesse sentido, este artigo explora conceitos e formas metodológicas para orientação de serviços públicos à efetividade dentro do setor da saúde. Tal objetivo é alcançado a partir de revisão sistemática da literatura. Como resultados, o presente trabalho conceitua os impactos esperados por políticas e serviços públicos de saúde na qualidade de vida dos cidadãos. Conclui-se que o sistema de saúde é considerado um sistema complexo pois produz e reproduz seus elementos, transformando-se continuamente e, por esta razão, deve romper a abordagem atual de orientação à doença. Este artigo explora conceitualmente como esta reorientação pode ser viabilizada.

Biografía del autor/a

Maria Clara Lippi, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Engenharia de Produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora substitua da Universidade Federal do Rio de Janeiro do curso de Engenharia Naval e Oceânica.

Guido Vaz Silva, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Administração pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense do curso de Engenharia de Produção.

Publicado

2018-08-03

Cómo citar

Lippi, M. C., & Silva, G. V. (2018). GESTÃO PÚBLICA EM MOVIMENTO: REORIENTAÇÃO DE POLÍTICAS E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE. Perspectivas De Las políticas Públicas, 9(2). Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/revistappp/article/view/1128

Número

Sección

Artigos