ARTE E EDUCAÇÃO

Pensando a formação docente a partir de abordagens pedagógicas e concepções de arte

Autores

  • Me.Cristiane Lopes da Costa Veloso Universidade do Estado de Minas Gerais - FAE / BH

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasart.v14i1.8666

Palavras-chave:

formação docente em arte, concepções de arte, tendências pedagógicas

Resumo

Este artigo trata de considerações sobre o estudo teórico das tendências pedagógicas na pesrpectiva da pedagogia liberal tradicional, pedagogia liberal renovada, pedagogia liberal tecnicista e pedagogia progressista crítica social dos conteúdos (LIBANEO, 2006) e sobre as concepções de Arte como saber, expressão, linguagem e cultura (AGUIRRE, 2005) sendo ambas – tendências pedagógicas e concepções de Arte – alicerces para a formação do professor de Arte para a educação básica. Trata-se de um estudo teórico que aborda os análises de Barbosa e Coutinho (2011) com o intuito de refletir sobre a importância destes fundamentos para a formação docente de professores de arte que atuam ou venham a atuar na Educação Básica no contexto educacional brasileiro. Com estas reflexões espera-se fomentar conhecimentos que favoreçam o aprimoramento profissional destes professores de arte.

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

Lopes da Costa Veloso, C. (2024). ARTE E EDUCAÇÃO : Pensando a formação docente a partir de abordagens pedagógicas e concepções de arte. SCIAS - Arte Educação, 14(1), 40–59. https://doi.org/10.36704/sciasart.v14i1.8666