OFICINAS DE TEATRO DO OPRIMIDO NO ENSINO MÉDIO
uma experiência de autoconhecimento.
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciasart.v16i1.9270Palavras-chave:
Opressão, Conscientização, Empoderamento, TeatroResumo
Este artigo surge de um relato de experiências sobre oficinas de Teatro do Oprimido realizadas em 2022, durante um período de quatro dias, com uma turma de terceiro ano do ensino médio no município de Santa Maria - RS. O objetivo geral das oficinas foi levar os estudantes a refletirem sobre suas experiências de opressão, tanto como oprimidos quanto opressores, e a buscarem soluções ou, ao menos, uma compreensão mais profunda sobre si mesmos e os outros. Como resultado, esperava-se que os alunos desenvolvessem uma maior conscientização crítica de suas realidades, utilizando o teatro como linguagem de empoderamento, expressão e reflexão, possibilitando a construção de uma nova perspectiva sobre suas próprias vivências de opressão.
Referências
BOAL, A. O sistema trágico coercitivo de Aristóteles. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas, v. 2, p. 3-55, 1975.
BOAL, A. Técnicas latino-americanas de teatro popular (2ª ed.). São Paulo: Hucitec, 1984.
BOAL, A. Técnicas latino-americanas de teatro popular: uma revolução copernicana ao contrário: com o anexo, Teatro do oprimido na Europa. Editora Hucitec, 1979.
BOAL, A. O arco-íris do desejo: método Boal de teatro e terapia. Editora Civilização Brasileira, 2002.
BOAL, A. A estética do oprimido. Garamond, 2009.
BOAL, A. Teatro do Oprimido: e outras poéticas políticas. Editora Cosac Naify, 2014.
ERIKSON, E. Adolescence et crise. Paris: Flammarion, 1972.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 42ª edição, 2005.
HOOKS, B. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Tradução Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2020.
MARTY, F. Adolescência, violência e sociedade. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, v. 9, p. 119-131, 2006.
SAVIANI, D. Vicissitudes e perspectivas do direito à educação no Brasil: abordagem histórica e situação atual. Educação & Sociedade, v. 34, p. 743-760, 2013.
SILVA, A.; NASCIMENTO, C. Re-pensar a constituição subjetiva e social do adolescente, através do teatro do oprimido. Núcleos de Ensino da Unesp: artigos 2010: volume 1: práticas pedagógicas no contexto social. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROGRAD). p. 35-50.
SILVA, I. O Teatro do Oprimido: A arte de libertar os sujeitos. Cadernos PDE, Paraná, volume II, 2016.
STEVENS, A. Adolescência, sintoma da puberdade: Clínica do contemporâneo. Revista Curinga, 20, 27-39, 2004.
VIGANÓ, S. Zonas de fronteira/ territórios de guerrilha: ou como nos tornamos todos Marcos, Joaquins, Claras e Severinas. Revista Sala Preta, vol. 12, n. 1, jun. 2012, p. 36-45, 2012.
VYGOTSKY, L.S. Formação Social da Mente. S. Paulo: Martins Fontes, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.