OFICINAS DE TEATRO DO OPRIMIDO NO ENSINO MÉDIO

uma experiência de autoconhecimento.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasart.v16i1.9270

Palavras-chave:

Opressão, Conscientização, Empoderamento, Teatro

Resumo

Este artigo surge de um relato de experiências sobre oficinas de Teatro do Oprimido realizadas em 2022, durante um período de quatro dias, com uma turma de terceiro ano do ensino médio no município de Santa Maria - RS. O objetivo geral das oficinas foi levar os estudantes a refletirem sobre suas experiências de opressão, tanto como oprimidos quanto opressores, e a buscarem soluções ou, ao menos, uma compreensão mais profunda sobre si mesmos e os outros. Como resultado, esperava-se que os alunos desenvolvessem uma maior conscientização crítica de suas realidades, utilizando o teatro como linguagem de empoderamento, expressão e reflexão, possibilitando a construção de uma nova perspectiva sobre suas próprias vivências de opressão.

Biografia do Autor

Esp. Maria Jade Pohl Sanches, UFBA

Graduada no curso de Letras - Português na Faculdade Estácio de Sá (RJ) (2021 - 2023). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Universidade Franciscana (UFN) (2021 - 2022). Especialista em Administração, Orientação e Supervisão Escolar no Instituto Brasileiro de Formação (UNIBF) (2021 - 2022). Especialista em Letras e LIBRAS na Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2021 - 2022). Pós - Graduada em Transtorno do Espectro Autista pela União de Ensino Superior do Vale do Ivaí (UNESVI) (2022 - 2023). Mestranda em Educação com a linha de pesquisa: Linguagem, Subjetivações e Práxis Pedagógica na Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2023 - Atual).

Dr. Fernando Russo Costa do Bomfim, UFBA

Mestre (2014) e Doutor (2018) em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) na linha de Pesquisa de laser em Cirurgia com ênfase em biologia molecular. Foi Professor supervisor do Estágio em Biologia Molecular e Análises Clínicas do Curso de Biomedicina da Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS. 

Referências

BOAL, A. O sistema trágico coercitivo de Aristóteles. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas, v. 2, p. 3-55, 1975.

BOAL, A. Técnicas latino-americanas de teatro popular (2ª ed.). São Paulo: Hucitec, 1984.

BOAL, A. Técnicas latino-americanas de teatro popular: uma revolução copernicana ao contrário: com o anexo, Teatro do oprimido na Europa. Editora Hucitec, 1979.

BOAL, A. O arco-íris do desejo: método Boal de teatro e terapia. Editora Civilização Brasileira, 2002.

BOAL, A. A estética do oprimido. Garamond, 2009.

BOAL, A. Teatro do Oprimido: e outras poéticas políticas. Editora Cosac Naify, 2014.

ERIKSON, E. Adolescence et crise. Paris: Flammarion, 1972.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 42ª edição, 2005.

HOOKS, B. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Tradução Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2020.

MARTY, F. Adolescência, violência e sociedade. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, v. 9, p. 119-131, 2006.

SAVIANI, D. Vicissitudes e perspectivas do direito à educação no Brasil: abordagem histórica e situação atual. Educação & Sociedade, v. 34, p. 743-760, 2013.

SILVA, A.; NASCIMENTO, C. Re-pensar a constituição subjetiva e social do adolescente, através do teatro do oprimido. Núcleos de Ensino da Unesp: artigos 2010: volume 1: práticas pedagógicas no contexto social. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROGRAD). p. 35-50.

SILVA, I. O Teatro do Oprimido: A arte de libertar os sujeitos. Cadernos PDE, Paraná, volume II, 2016.

STEVENS, A. Adolescência, sintoma da puberdade: Clínica do contemporâneo. Revista Curinga, 20, 27-39, 2004.

VIGANÓ, S. Zonas de fronteira/ territórios de guerrilha: ou como nos tornamos todos Marcos, Joaquins, Claras e Severinas. Revista Sala Preta, vol. 12, n. 1, jun. 2012, p. 36-45, 2012.

VYGOTSKY, L.S. Formação Social da Mente. S. Paulo: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

2025-06-28

Como Citar

Pohl Sanches, E. M. J., & Costa do Bomfim, D. F. R. (2025). OFICINAS DE TEATRO DO OPRIMIDO NO ENSINO MÉDIO: uma experiência de autoconhecimento. SCIAS - Arte Educação, 16(1), 94–111. https://doi.org/10.36704/sciasart.v16i1.9270