DISCENTE AUTISTA NO PALCO DO TEATRO ESCOLAR

Corporeidade, Acessibilidade e Expressão Artística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasart.v16i1.9484

Palavras-chave:

Teatro escolar, autismo,, corporeidade,, acessibilidade,, , expressão artística

Resumo

Este artigo analisa a experiência do discente autista no teatro escolar, abordando aspectos da corporeidade, acessibilidade e expressão artística. A pesquisa investiga como a prática teatral pode contribuir para o desenvolvimento socioemocional e comunicativo desses estudantes, promovendo inclusão e autonomia. A partir de uma revisão bibliográfica e de análise de experiências no Centro de Ensino Fundamental 103 de Santa Maria, Brasília, o estudo destaca adaptações pedagógicas e ambientais que favorecem a participação dos alunos autistas no teatro. Os resultados evidenciam que o teatro escolar é uma ferramenta eficaz para a ampliação das interações sociais, a redução da ansiedade e o fortalecimento da identidade dos discentes autistas, consolidando-se como um espaço de inclusão e transformação.

Biografia do Autor

Me. João Batista da Silva Filho, Universidade de Brasilia - UNB

Mestrado em Artes pela UNB (2023) com o projeto de pesquisa Teatro na sala de aula, experiência estética na Educação de Jovens e Adultos .Pós graduado em Historia da Arte e Ensino Superior , pós graduando em Neuropsicopedagogia Clinica e institucional e em Educação de Jovens e adultos pela Faculdade Metropolitana Rio de Janeiro. Graduado em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Morais - Brasilía e graduando em fotografia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Ator, dramaturgo, arte educador e palestrante, ministrando palestras sobre educação, arte educação e teatro. Professor de Arte em instituições pública e privada, cursinho preparatorio e oficinas de teatros.

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Publicado

2025-06-28

Como Citar

Filho, M. J. B. da S. (2025). DISCENTE AUTISTA NO PALCO DO TEATRO ESCOLAR: Corporeidade, Acessibilidade e Expressão Artística. SCIAS - Arte Educação, 16(1), 21–34. https://doi.org/10.36704/sciasart.v16i1.9484