ONDE MORA A CUCA
maravilhamento artístico na imaginação infantil
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciasart.v16i1.9766Palavras-chave:
Arte das infâncias, Escuta, Estética, NarrativasResumo
Esse artigo discute a observação participativa na Educação Infantil e Ensino Fundamental I investigando as produções artísticas e narrativas advindas das vivências estéticas infantis. Nesse contexto, consideramos o ensino da Arte vinculado aos conhecimentos prévios das crianças, que influenciam o processo de imaginar, criar, sentir e se expressar. A pesquisa ressalta a importância da escuta atenta das crianças, apresentando um levantamento bibliográfico e reflexões sobre desenho infantil, estética, arte e educação. A escuta atenta das crianças é fundamental para compreender suas vivências estéticas e seus processos de criação . Ao observar e escutar as crianças, podem aprender sobre suas formas de pensar, sentir e se relacionar com o mundo. A pesquisa apresentada neste artigo é de natureza qualitativa e utiliza a técnica de observação participante com crianças. Além disso, realizamos um levantamento bibliográfico sobre desenho infantil, estética, arte e educação, buscando referências que nos auxiliem a aprofundar a reflexão sobre o tema.
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