ONDE MORA A CUCA

maravilhamento artístico na imaginação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasart.v16i1.9766

Palavras-chave:

Arte das infâncias, Escuta, Estética, Narrativas

Resumo

Esse artigo discute a observação participativa na Educação Infantil e Ensino Fundamental I investigando as produções artísticas e narrativas advindas das vivências estéticas infantis. Nesse contexto, consideramos o ensino da Arte vinculado aos conhecimentos prévios das crianças, que influenciam o processo de imaginar, criar, sentir e se expressar. A pesquisa ressalta a importância da escuta atenta das crianças, apresentando um levantamento bibliográfico e reflexões sobre desenho infantil, estética, arte e educação. A escuta atenta das crianças é fundamental para compreender suas vivências estéticas e seus processos de criação . Ao observar e escutar as crianças, podem aprender sobre suas formas de pensar, sentir e se relacionar com o mundo. A pesquisa apresentada neste artigo é de natureza qualitativa e utiliza a técnica de observação participante com crianças. Além disso, realizamos um levantamento bibliográfico sobre desenho infantil, estética, arte e educação, buscando referências que nos auxiliem a aprofundar a reflexão sobre o tema.

Biografia do Autor

Catherine Ferreira Gouveia, UNIFESP Guarulhos

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos.

Professora PDI - Prefeitura de Osasco.

Referências

ADORNO, Theodor W. Teoria Estética. 2. ed. Lisboa: Edições 70, 2011.

ALBANO, Ana Angélica. O espaço do desenho: A educação do educador. 5. ed. São Paulo: Loyola, 1997.

ARAUJO, Betania Libanio Dantas de (coord.). Artes Visuais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cadernos de Residência Pedagógica. São Paulo: Alameda, 2017.

BARBIERI, Stela. Interações: onde está a arte na infância? São Paulo: Blucher, 2012. (Coleção InterAções).

BUCK-MORSS, Susan. Estética e anestética: uma reconsideração de A obra de arte de Walter Benjamin. In: BENJAMIN, Walter; SCHÖTTKER, Detlev; BUCK-MORSS, Susan; HANSEN, Miriam (Org.). Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil . 4. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Zouk, 2010.

FORMAN, George; LEE, Moonja; WRISLEY, Linda; LANGLEY, Joan. A cidade na neve - Aplicação da abordagem multissimbólica em Massachusetts. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. (Org.) As cem linguagens da criança. Tradução: Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 1999. cap. 13, p. 235 - 251.

FREIRE, Paulo. Medo e ousadia: O cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2014.

GANDINI, L. Espaços educacionais e de envolvimento pessoal. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. (Org.) As cem linguagens da criança. Tradução: Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 145 - 158

GARDNER, H. Perspectivas complementares sobre Reggio Emilia. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. (Org.) As cem linguagens da criança. Tradução: Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 9-12.

HAWKINS, David. Comentários - A história de Malaguzzi, outras histórias. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. (Org.) As cem linguagens da criança. Tradução: Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 13 - 16.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Cursos de estética I. São Paulo: Edusp, 2001. v. 1.

KATZ, Lilian. O que podemos aprender com Reggio Emilia? In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. (Org.) As cem linguagens da criança. Tradução: Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 1999. cap. 2, p. 37 - 55.

MÈREDIEU, Florence de. O desenho infantil. Tradução: Álvaro Lorencini, Sandra M. Nitrini. 11. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: Por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.

RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. Tradução: Antonio Negrini. Direção da coleção de Fanny Abramovich. 10. ed. São Paulo: Summus, 2006.

VALERIO, Viviane Graciele de Araujo; SILVA, Maria Regina Paulo da. Desemparedando a Infância: As crianças e o quintal brincante da creche. 1. ed. São Paulo: Amélie Editorial, 2021.

Downloads

Publicado

2025-06-28

Como Citar

Libanio Dantas de Araujo, D. B., & Ferreira Gouveia, C. (2025). ONDE MORA A CUCA: maravilhamento artístico na imaginação infantil. SCIAS - Arte Educação, 16(1), 51–79. https://doi.org/10.36704/sciasart.v16i1.9766