A FACE OCULTA DA LUA

o pensamento filosófico e pedagógico de Ian Guest

Autores

  • Lucas Batista UFSJ
  • Dra. Ana Roseli Paes dos Santos UFT / UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasart.v16i1.9859

Palavras-chave:

Ian Guest, Musicalização, Kodály, Solfejo, Educação musical

Resumo

Ian Guest (1940-2022) foi um músico, compositor e educador húngaro-brasileiro, precursor do ensino da música popular no Brasil. Ficou bastante conhecido pelos seus Métodos Práticos de Harmonia e Arranjo, obras de referência nacional no assunto. Entretanto, era na sua atuação cotidiana, oculta das publicações, que Ian revelava sua faceta mais vigorosa: a musicalização de jovens e adultos pelo método Kodály de solfejo relativo. Diante da escassez de estudos aprofundados sobre a atuação de Ian Guest na musicalização, essa pesquisa se propõe a investigar as práticas e reflexões pedagógicas propostas por ele, compilando, descrevendo e analisando suas ideias e processos em aula. A metodologia adotada consiste em pesquisa documental, processada através de análise de conteúdo e interpretativa como proposta por Costa et al. (2020). Esperamos assim lançar bases sólidas sobre a didática de Ian Guest, possibilitando o debate acadêmico sobre sua faceta de músico-educador. 

Biografia do Autor

Dra. Ana Roseli Paes dos Santos, UFT / UFSJ

Pesquisadora Produtividade do CNPq. Bacharel em Música pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas,1996), mestre em Educação na área de formação de professores de música pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas, 2008) e doutora em Estudos da Criança na Especialidade da Educação Musical pela Universidade do Minho/Portugal (2014). Atualmente faz parte do corpo docente efetivo da Universidade Federal do Tocantins, como professora Adjunta e coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Música. Colaboradora na Pós-graduação em Música da Universidade Federal de São João del-Rei. Pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Instrumentos Musicais da Universidade Federal da Bahia/UFBA e do Instituto de Etnomusicologia/INET-md da Universidade de Aveiro/Portugal. Coordenadora e líder do Gabinete de Investigação em Educação Musical (Grupo CNPq) vinculado a Universidade Federal do Tocantins, onde orienta e desenvolve pesquisas sobre processos de ensino de música para as escolas públicas regulares, subsídios pedagógicos para a formação de educadores musicais e práticas nativas de ensino e de aprendizagem instrumental. Tem experiência na área de Música, com ênfase em Educação Musical e Ensino Instrumental em Grupo, atua na docência e na pesquisa principalmente nos seguintes temas: ensino em grupo, educação musical, ensino/aprendizagem de instrumento de cordas, formação de professores de música, música popular e tradicional. Foi bolsista da Pró-Reitoria de Pesquisa/UNICAMP, do CNPq e da Capes Exterior/BEX. 

Referências

BACELAR, Marcio Luiz Ribeiro; MOTA JUNIOR., Pedro Francisco. Trombone na rua Tereza: uma composição de Ian Guest para o trombonista Vittor Santos. The Brazilian Trombone Association Journal. [s.l.], v. 3, n. 2, p. 43-58, 2022.

BACELAR, Marcio Luis Ribeiro. Arranjos de Serra da Mantiqueira, É Bom Chegar À Mariana, e Choro da Gaivota de Ian Guest: idiomatismo e texturas do violão de sete cordas solista. São João del-Rei, 2022. 95f. Dissertação (Mestrado em música). PPGMUSI, UFSJ, São João del-Rei, 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRESLER, Liora. Etnografías, fenomenología e investigación y educación musical. In: DÍAZ, Maravillas (coord.). Introducción a la investigación en Educación Musical. Madrid: Enclave Creativa Ediciones, 2006. p. 83-99.

CABRAL, Roberta Mourim. O mestre falou: usos potenciais de registros orais na documentação de práticas pedagógicas e na historiografia da educação na atualidade. In: MONTI, Ednardo Monteiro do; ROCHA, Inês de Almeida (Org.). Ecos e Memórias: histórias de ensinos, aprendizagens e músicas. Teresina: EDUFPI, 2019. p.203-216.

COSTA, António Pedro; MOREIRA, António, SÀ, Patrícia (org.). Reflexões em torno de Metodologias de Investigação: análise dos dados, v. 3. Aveiro: UA Editora, 2021.

GUEST, Ian. Arranjo, método prático Vol I. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1996.

______. Arranjo, método prático Vol II. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1996.

______. Arranjo, método prático Vol III. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2009.

______. Harmonia, método prático Vol I. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2009.

______. Harmonia, método prático Vol II. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2009

______. Harmonia, método prático Vol III: Modalismo. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2017.

______. 16 estudos escritos e gravados para piano. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2010.

______. Songbook Ian Guest; organização: Carlos Walter. São Paulo: Irmãos Vitale, 2019.

O IMPERFECCIONISTA. Direção: Marcello Baia Nicolato. Macaca Filmes. Ouro Preto-MG. Inedit-brasil, 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Ll4kQP9i4vs&t=4413s>. Último acesso em: 25 de outubro de 2024

SILVA, Carlos Fagner. O aprendizado do solfejo pelo método Kodály. Rio de Janeiro, 2013. 32f.. Monografia (Licenciatura em música). Instituto Villa-Lobos, UNIRIO, Rio de Janeiro, 2013.

SILVA, Samara de Carvalho. Cultura e memória: um olhar sobre a trajetória de Ian Guest como educador musical no Brasil. São João del-Rei, 2024. 93f. Monografia (Licenciatura em música). UFSJ, São João del-Rei, 2024.

Downloads

Publicado

2025-06-28

Como Citar

Batista, L., & Paes dos Santos, D. A. R. (2025). A FACE OCULTA DA LUA: o pensamento filosófico e pedagógico de Ian Guest. SCIAS - Arte Educação, 16(1), 5–20. https://doi.org/10.36704/sciasart.v16i1.9859