A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO PÓS-DIGITAL

Autores

  • Dr. Wayner Tristão Gonçalves Ufsb

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasart.v16i1.9913

Palavras-chave:

imagem técnica, subjetividade, produção

Resumo

Este artigo explora o potencial da fotografia como ferramenta pedagógica fundamental para o desenvolvimento da atenção, do pensamento crítico e da autonomia intelectual em um contexto educacional marcado pela saturação de imagens digitais e pela ascensão da Inteligência Artificial (IA). Partindo da evolução ontológica da fotografia – de registro objetivo da realidade para construção algorítmica de significados –, argumentamos que sua integração intencional na educação pode combater a "crise da atenção" (FERNÁNDEZ-SABATER, 2023) e o "empobrecimento cognitivo" (FISHER, 2024) promovidos pelas redes sociais e pela automatização. Baseando-nos em pensadores como Bell Hooks e T. Delevai (2022), defendemos práticas educativas que transformem alunos de consumidores passivos em decodificadores críticos e criadores conscientes de imagens. Através de uma metodologia que conjuga análise teórica e exemplos práticos (incluindo obras de artistas que utilizam IA), demonstramos como a fotografia, quando pedagogicamente orientada, pode resgatar a presença, desafiar o automatismo e fomentar uma educação como "prática da liberdade" (Hooks).

Referências

BARTHES, Roland. A Câmara Clara: Nota sobre a Fotografia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1980.

DELEVAL, T. Distraído: Se você não pensar, alguém fará isso por você. Aguilar, 2022.

FERNÁNDEZ-SABATER, A. O eclipse da atenção: Recuperando a presença, reabilitando o cuidado, desafiando o domínio do automático. Ned Editores, 2023.

FISHER, M. As redes do caos: a história secreta de como as mídias sociais empobrecem a mente e corróem o mundo. Península, 2024.

HOOKS, bell. Ensinando a Transgredir: A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017 [1994].

MANOVICH, Lev. AI Aesthetics. 2018. Disponível em: https://manovich.net/.

Downloads

Publicado

2025-06-28

Como Citar

Tristão Gonçalves, D. W. (2025). A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO PÓS-DIGITAL. SCIAS - Arte Educação, 16(1), 35–50. https://doi.org/10.36704/sciasart.v16i1.9913