A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO PÓS-DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciasart.v16i1.9913Palavras-chave:
imagem técnica, subjetividade, produçãoResumo
Este artigo explora o potencial da fotografia como ferramenta pedagógica fundamental para o desenvolvimento da atenção, do pensamento crítico e da autonomia intelectual em um contexto educacional marcado pela saturação de imagens digitais e pela ascensão da Inteligência Artificial (IA). Partindo da evolução ontológica da fotografia – de registro objetivo da realidade para construção algorítmica de significados –, argumentamos que sua integração intencional na educação pode combater a "crise da atenção" (FERNÁNDEZ-SABATER, 2023) e o "empobrecimento cognitivo" (FISHER, 2024) promovidos pelas redes sociais e pela automatização. Baseando-nos em pensadores como Bell Hooks e T. Delevai (2022), defendemos práticas educativas que transformem alunos de consumidores passivos em decodificadores críticos e criadores conscientes de imagens. Através de uma metodologia que conjuga análise teórica e exemplos práticos (incluindo obras de artistas que utilizam IA), demonstramos como a fotografia, quando pedagogicamente orientada, pode resgatar a presença, desafiar o automatismo e fomentar uma educação como "prática da liberdade" (Hooks).
Referências
BARTHES, Roland. A Câmara Clara: Nota sobre a Fotografia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1980.
DELEVAL, T. Distraído: Se você não pensar, alguém fará isso por você. Aguilar, 2022.
FERNÁNDEZ-SABATER, A. O eclipse da atenção: Recuperando a presença, reabilitando o cuidado, desafiando o domínio do automático. Ned Editores, 2023.
FISHER, M. As redes do caos: a história secreta de como as mídias sociais empobrecem a mente e corróem o mundo. Península, 2024.
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MANOVICH, Lev. AI Aesthetics. 2018. Disponível em: https://manovich.net/.
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