“EVENTO

Mitose"

Autores

  • Rossano Vittorio Satiro Polla

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasart.v16i1.9973

Palavras-chave:

divulgação artística, processo criativo, trabalho autoral

Resumo

Tendo os ritmos como células simples, neste projeto utilizamos o termo “mitose” como metáfora para nomear o evento resultante da multiplicação de uma célula rítmica, ou como da mudança de sentido, da introdução de novos instrumentos e elementos à uma célula rítmica podem surgir novos organismos, ou eventos.

O emprego dos ritmos Afro-Brasileiros como ambientadores da literatura de Shakespeare se deve pelo fato de possuírem um caráter baseado nos arquétipos humanos e suas características, emoções e demais aspectos psicológicos. Os “toques” percussivos nos rituais Afro-Brasileiros vão muito além de sustentar o ritmo, embora possuindo uma célula constante como base para as cantigas, alguns aspectos como dinâmica, andamento e apogiaturas sutis vão mudando de acordo com o teor e momento da cantiga. Essas alterações nos aspectos rítmicos, no estudo das Mitoses, são fundamentais para ilustrar o teor dos sonetos de Shakespeare.

Biografia do Autor

Rossano Vittorio Satiro Polla

Nascido em Minas Gerais, Rossano está envolvido com experimentalismo musical desde o início da década de 90, atuando tanto na área da educação e pesquisa quanto na de performance musical e criação artística.

Em 1995 desenvolveu com parceiros em Belo Horizonte /MG o projeto Disfunção, do qual se originou o grupo pexbaA (final dos 90-começo dos 00), que tinha como proposta promover a interação entre diversas linguagens e formas musicais possíveis, de maneira aleatória, que se aproximava ao dadaísmo pelo largo uso da onomatopéia na utilização da voz e também como interseção e movimento livre dos sons.

O contato de Rossano com os ritmos afro-brasileiros se deu desde seu 1º mês de idade, através do seu avô, que organizava os Congados no Quilombo de Sapé (uma das 4 as comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Palmares em Brumadinho /MG) e o levava anualmente à esta comunidade até seus 12 anos. 

Posteriormente, em um dos terreros de Candomblé que Rossano frequentava, foi convidado a tocar atabaque e assim o fez por mais de 2 anos, até que o pai de santo da casa falecesse.

Dos batuques iniciais até suas as experimentações sonoras nos anos 90, os ritmos afro-brasileiros sempre estiveram presentes nos seus projetos, e agora estes estudos são apresentados em maior profundidade com as ‘Mitoses’.

Referências

Acesso aos trabalhos do artista: brava.etc.br/evento-mitose-por-rossano/

Downloads

Publicado

2025-06-28

Como Citar

Vittorio Satiro Polla, R. (2025). “EVENTO: Mitose". SCIAS - Arte Educação, 16(1), 166–174. https://doi.org/10.36704/sciasart.v16i1.9973

Edição

Seção

ARTA Montrofenestro