Os dilemas contemporâneos do estágio supervisionado em Serviço Social e o projeto ético-político

Autores

  • Lesliane Caputi Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Rita de Cássia Lopes de Mendes Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Victoria Lemes Figueiredo Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Warles Rodrigues Almeida UNESP Campus de Franca/SP - Programa de Pós Graduação em Serviço Social https://orcid.org/0009-0002-8162-2110

Palavras-chave:

Serviço Social, estágio supervisionado, Projeto Ético-Político

Resumo

Trata-se de reflexões oriundas de debates permanentes no âmbito do estágio supervisionado em Serviço Social, da UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, cujos dilemas e a defesa do Projeto Profissional, hegemônico são exaltados nos Fóruns de estágio. A síntese sistematizada neste artigo foi desenvolvida conjuntamente entre protagonistas na concretização do estágio em Serviço Social: supervisora acadêmica; coordenadora de curso; supervisor de campo e estagiária. O caminho metodológico percorrido foi de levantamento bibliográfico, pesquisa documental e observação participante, partindo da unidade teórico-metodológico de embasamento marxista. A principal conclusão é de que apesar de muitos esforços e avanços da categoria na implementação da Política Nacional de Estágio Supervisionado, são muitos os desafios para a sua materialização na esteira do otimismo da vontade e da razão ética profissional frente às condições objetivas institucionais e o projeto de educação burguês.

Biografia do Autor

Lesliane Caputi, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

(Mãe da Helena e do Lucca). Assistente Social. Mestrado (em Serviço Social e Político Social) pela Universidade Estadual de Londrina/UEL (2003). Doutorado (em Serviço Social) pela Universidade Paulista "Júlio de Mesquita"/UNESP (2014). Docente Adjunta na Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM. Coordenadora de Departamento de Serviço Social (DSS-IELACHS-UFTM gestão 2022/2024 "Otimismo da Vontade apesar do Pessimismo da Razão"). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos, Formação e Exercício Profissional em Serviço Social/GEFEPSS - UFTM e UFVJM, pelo qual é uma das fundadoras e membra da Rede Mineira de Grupos de Estudos em Fundamentos do Serviço Social/ReMGEFSS (2020). Linha de pesquisa: Fundamentos do Serviço Social. Formação Profissional. Estágio Supervisionado e o Processo de Supervisão. Compõe com o GEFEPSS a Comissão Técnico-Política de Trabalho e Formação Profissional do CRESS/seccional de Uberlândia/MG e Sede CRESS/MG. Membra Fundadora da Associação de Defesa de Professoras/es da UFTM/ADPROU (2020) e conselheira fiscal- gestão 2020/2021; coordenadora geral - gestão 2022/2023. Autora do livro: Supervisão de Estágio em Serviço Social pela editora Papel Social, publicado em 2021.

Rita de Cássia Lopes de Mendes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Mãe de Lucas e Luisa. Graduada, mestre e doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente do departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Líder do Projeto de Extensão Cultura Indígena: Saberes e Fazeres (CIN) UFTM, pós-doutoranda pelo depto de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas, UNESP/Franca. 

Victoria Lemes Figueiredo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Discente do curso de Serviço Social da UFTM. Militante do Movimento Estudantil de Serviço Social (MESS). Áreas: participação estudantil e formação profissional. 

Warles Rodrigues Almeida, UNESP Campus de Franca/SP - Programa de Pós Graduação em Serviço Social

Graduado em Serviço Social pela Universidade Presidente Antônio Carlos-
UNIPAC Bom Despacho, Especialista em Trabalho Social com Famílias e Comunidades.
Mestrando do Programa de Pós Graduação em Serviço Social-UNESP Franca. Membro do
Grupo de Estudos e Pesquisa sobre participação nas Políticas Sociais- GEPAPOS. Coordenador
da Seccional de Uberlândia/CRESS-MG. Assistente Social do Sistema Único de Assistência
Social- SUAS da Prefeitura Municipal de Uberaba/MG.

Referências

ABEPSS. Política Nacional de Estágio em Serviço Social. 2010. Disponível em: https://www.cfess.org.br/arquivos/pneabepss_maio2010_corrigida.pdf. Acesso em: 12 dez. 2023.

ABEPSS – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social: com base no Currículo Mínimo aprovado em Assembleia Geral Extraordinária de 8 de novembro de 1996. Rio de Janeiro: ABEPSS, nov. 1996. Disponível em:

https://www.abepss.org.br/arquivos/textos/documento_201603311138166377210.pdf. Acesso em: 30 out. 2025.

ABEPSS – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Parecer do Projeto ABEPSS com Você: considerações sobre estágio supervisionado em Serviço Social em tempos de pandemia COVID-19. Brasília, DF: ABEPSS, jun. 2020. Disponível em:

https://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/parecer-projeto-abepss-com-voce-junho-2020.pdf. Acesso em: 30 out. 2025.

ABEPSS – Política Nacional de Estágio em Serviço Social. Projeto Ético-Político do Serviço Social: 30 anos de resistência e compromisso. Brasília, DF, 2023.

BABIUK, G. A.; FACHIN, F. G. Estágio supervisionado em Serviço Social: entraves e avanços para formação profissional. Seminário Nacional de Serviço Social, Trabalho e Política Social, Universidade Federal de Santa Catarina, 2015. Disponível em: https://seminarioservicosocial2017.ufsc.br/files/2017/05/Eixo_2_269_2.pdf. Acesso em: 30 out. 2025.

CAPUTI, L. Supervisão de Estágio em Serviço Social. Campinas, SP: Papel Social, 2021.

6 Mais reflexões indicamos ver síntese disponível em: < https://vermelho.org.br/2025/03/16/brasil-40-anos-de-redemocratizacao-e-compromisso-com-a-democracia/ > Acesso em: outubro/2025.

CFESS – Conselho Federal de Serviço Social. Código de Ética da/o Assistente Social.

Brasília, DF: CFESS, 1993.

CFESS – Conselho Federal de Serviço Social. Lei n.º 8.662, de 7 de junho de 1993.

Regulamenta a Profissão de Assistente Social. Brasília, DF: CFESS, 1993.

CFESS – Conselho Federal de Serviço Social. Política de Educação Permanente do conjunto CFESS/CRESS. Brasília, DF: CFESS, 2012. Disponível em: https://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_POL-EDUCACAO-PERMANENTE

.pdf Acesso em: 30 out. 2025.

DURIGUETTO, M. L. Sociedade civil e democracia: um debate necessário. São Paulo: Cortez, 2007.

ENESSO – Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social. Relatório Nacional de Estágio: reflexões a partir do formulário acerca da situação do estágio em Serviço Social durante a pandemia. 2021. Disponível em: https://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/relatorio-nacional-de-estagio_-reflexoes-a-partir-d

o-formulario-acerca-da-situacao-do-estagio-em-servico-social-durante-a-pandemia-20210930 2233580802590.pdf. Acesso em: 12 dez. 2023.

GONZAGUINHA. Caminhos do coração. 1982. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KO7v3rmzl5E. Acesso em: 30 out. 2025.

GUERRA, Y. A dimensão técnico-operativa do exercício profissional. In: SANTOS, C. M.; BACKX, S.; GUERRA, Y. (orgs.). A dimensão técnico-operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos (pp. 3968). Juiz de Fora: Editora UFJF, 2012.

IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

IAMAMOTO, M. V. Renovação e conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MÉSZÁROS. I. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

NETTO, J. P. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SILVA, G. P. O estágio supervisionado em Serviço Social como estratégia de fortalecimento do projeto ético-político. Revista Serviço Social em Perspectiva, Montes Claros, v. 4, n. 1, jan./jun. 2020. Disponível em

<https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/2578/2857>. Acesso 12 dez. 2023

UFTM – UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Projeto político

pedagógico do curso de Serviço Social. UFTM, 2025. Disponível em: https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/?to=magic%3A81edc9577d4e82570433dd5e&secret=u ftm. Acesso 30 out. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-21

Como Citar

Caputi, L., de Cássia Lopes de Mendes, R., Lemes Figueiredo, V., & Rodrigues Almeida, W. (2025). Os dilemas contemporâneos do estágio supervisionado em Serviço Social e o projeto ético-político. Serviço Social Em Debate, 8(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/serv-soc-debate/article/view/8400

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO