Pedagogias decoloniais e cultura corporal de movimento: contribuições para a Educação Física escolar na Amazônia paraense

APPROACHES FROM AMAZONIAN-PARAENSE ENUNCIATIONS

Visualizações: 46

Autores

Palavras-chave:

pedagogias decoloniais, Cultura Corporal de Movimento, Educação Física

Resumo

O artigo tematiza aproximações teóricas entre as pedagogias decoloniais e a Cultura Corporal de Movimento (CCM). Visa compreender possíveis contribuições para práticas pedagógicas escolares de Educação Física no contexto amazônico-paraense. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo, cuja os sujeitos foram 25 profissionais licenciados em Educação Física. Os registros de informações foram obtidos por meio de textos coletivos, elaborados em atividades formativas. Tendo por parâmetro a Análise de Conteúdo, na sua perspectiva categorial temática, os dados foram sistematizados em quadros sinópticos e organizados em categorias temáticas. Os resultados apontam que o principal ponto de convergência entre as pedagogias decoloniais e a CCM é o foco na alteridade e na valorização das culturas locais em diálogo com saberes globais, promovendo a reinvenção de práticas sociais e educativas. Conclui-se que a articulação entre ambas as abordagens oferece caminhos promissores para uma Educação Física culturalmente sensível na Amazônia paraense.

Biografia do Autor

Alder de Sousa Dias, UFPA

Pós-Doutor e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/ICED/UFPA) e docente do referido Programa. Pesquisador da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia.

Gabriel Pereira Paes Neto, SEDUC/PA

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/UFPA). Mestre em Educação pelo PPGED/UFPA. Professor - Secretaria de Estado de Educação do Pará. Coordenador e professor do curso de Educação Física da Estácio Belém. Membro do comitê científico - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Membro do grupo de pesquisa EPSTEM/UFPA e do CAE - Centro Avançados de Estudos em Educação e Educação Física.Gabriel Pereira Paes Neto é docente e pesquisador na área de Educação, com ênfase em Educação Física escolar, epistemologia da pesquisa em Educação Física e formação docente crítica. Ele atua como professor da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA), desenvolvendo atividades de formação continuada de professores e projetos educacionais no contexto da educação pública estadual. Possui formação inicial em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e especialização em Lazer pela Universidade Estadual do Pará (UEPA), integrando saberes práticos e teóricos sobre movimento, cultura corporal e práticas educativas.No campo da pesquisa, é membro ativo de grupos de estudo e pesquisa como o Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Teorias, Epistemologias e Métodos da Educação (EPsTEM) e integra o Grupo de Trabalho de Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (GTT Epistemologia CBCE), contribuindo para debates epistemológicos e metodológicos sobre a natureza da pesquisa em Educação Física.

Mesaque Silva Correia, UFPI

Sou Licenciado pleno em Educação Física (CEAP); Especialista em Educação Física Escolar (IBAESP) e em Pedagogia da Cultura Corporal pela Universidade Estadual do Pará - (UEPA); Mestre e Doutor em Educação Física (USJT); Doutor em Educação (UFPA). Possuo ainda graduação em Pedagogia (IESAP) e Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais (UNIFAP). Atuo como professor adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI), lotado no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE). Atuo como co-orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu (PPGEF/USJT). Sou docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI/UNESP). Como professor e pesquisador volto minhas atenções para as investigações qualitativas e radicalmente qualitativas em Educação e Educação Física Escolar. Na área da Educação Física Escolar proponho que o objetivo da Educação Física na escola seja a Alfabetização Corporal dos sujeitos; assim como o desenvolvimento de práticas de alfabetização corporal por meio da Pedagogia do Corpo Consciente. Coordeno o Laboratório de Alfabetização Corporal - LAC/UFPI/CNPq); Participo da equipe de pesquisadores da Cátedra Paulo Freire da Amazônia; do Observatório do Corpo (OBCORPO/UFPI/CNPq); Assim como do Centro de Estudos Avançados em Educação e Educação Física (CAÊ/UFPA/CNPq) Sou membro associado do Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte, compondo o GTT 7 (Gênero e Diversidade). Sou estudioso do legado Freiriano.

Referências

ALTMAN, Helena et al. Gênero e cultura corporal de movimento: práticas e percepções de meninas e meninos. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 26, n. 1, p. 1-16, jan./abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/44074/36314. Acesso em: 13 set. 2025.

BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira. Desafios das Epistemologias Decoloniais e do Paradigma Ecológico para os Estudos de Religião. Interações, Belo Horizonte, Brasil, v. 13. n. 23, p.94-114, jan./jul.2018. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/18155. Acesso em: 13 set. 2025.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. – Lisboa-Pt: Edições 70, 2011.

BINS, Gabriela Nobre. Tecendo saberes, tramando a vida – a Educação Física e a Pedagogia Griô: uma experiência autoetnográfica de uma professora de educação física na RME POA. 2020. 442 f. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/248889. Acesso em: 13 set. 2025.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa-Port.: Porto Editora, 2003.

CARVALHO, Rosangela Silveira de. Corpo na e da EJA: reflexões acerca das dimensões político-pedagógicas do currículo da Educação Física. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional em Saúde) Instituição de Ensino: FUNDACAO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ), Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://api.arca.fiocruz.br/api/core/bitstreams/3c23dc51-20bf-4736-bcb9-812d7c4b37f0/content. Acesso em: 13 set. 2025.

DIAS, Alder de Sousa. As Pedagogias Decoloniais na produção stricto sensu em Educação no Brasil: entre aproximações, tensões e rupturas paradigmáticas. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Educação, Goiânia, 2023. Disponível em: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13463216. Acesso em: 23 set. 2025.

DIAS, Alder de Sousa; ABREU, Waldir Ferreira de. Possibilidades às pedagogias decoloniais a partir de práticas educativas com crianças ribeirinhas na Amazônia. Cadernos de Gênero e Diversidade, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 136–159, 2021. DOI: 10.9771/cgd.v7i1.43931. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/43931. Acesso em: 23 set. 2025.

DIAS, Elionai Ribeiro Almeida. O corpo no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ: formação e transformação a partir de uma perspectiva decolonial. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022. Disponível em: https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12931/3/2022%20-%20Elionai%20Ribeiro%20Almeida%20Dias.pdf. Acesso em: 23 set. 2025.

DUSSEL, Enrique. Europa, Modernidad e Eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo (org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas Latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2000. p. 25-34. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100708040738/4_dussel.pdf. Acesso em: 13 set. 2025.

DUSSEL, Enrique. Eurocentrismo y modernidade (Introducción a las Lecturas de Frankfurt). In: MIGNOLO, Walter (org.). Capitalismo y geopolítica del conocimiento: el eurocentrismo y la filosofia de la liberación en el debate intelectual contemporáneo. 2ªed. Buenos Aires, Del Signo, 2014. p. 63-75.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

GIL, Vanessa Nesbeda da Silva. Pedagogia Feminista Decolonial: decolonialidade e práticas

pedagógicas feministas na Marcha Mundial das Mulheres a partir dos Quatro Campos de Ação e da 5° Ação Internacional. 2021. 125f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo-RS, 2021. Disponível em:

http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9768. Acesso em: 23 set. 2025.

MALDONADO-TORRES, Nelson. La descolonización y el giro des-colonial. In: Tabula Rasa. Bogotá - Colombia, n.9, p. 61-72, jul./dic. 2008.

MANCILLA, Claudio Andres Barria. Pela poética de uma Pedagogia do Sul: diálogos e reflexões em torno de uma filosofia da educação descolonial desde a Cultura Popular da Nossa América. 2014. 241f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, 2014. Disponível em: https://doczz.com.br/doc/244309/link-para-a-tese---programa-de-p%C3%B3s. Acesso em: 23 set. 2025.

MIGNOLO, Walter. La opción de-colonial: desprendimiento y apertura. Un manifiesto y un caso. In: Tabula Rasa. Bogotá - Colombia, n.8, p. 243-281, jan./jun. 2008.

MOTA NETO, João Colares da. Educação Popular e Pensamento Decolonial Latino-Americano em Paulo Freire e Orlando Fals Borda. 2015. 368f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8383. Acesso em: 23 set. 2025.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Filosofia da Educação: reflexões e debates. 2ª ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2011.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia Decolonial e Educação Antirracista e Intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 15-40, abr. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/02.pdf. Acesso em: 13 set. 2025.

PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; GOMES, Daniel Pinto; CARMO, Klertianny Teixeira do. Epistemologia Sul-Corpórea: por uma Pedagogia Decolonial em Educação Física. Revista Cocar. Revista COCAR, Belém, Edição Especial N.4 p. 93 a 117 – Jul./Dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1550. Acesso em: 13 set. 2025.

PEREIRA, Luciana de Araújo. Pedagogia Griô e suas interfaces com os modos de ser professor/a em comunidades quilombolas: (de)colonização da profissão docente. 2021. 163 f. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento do Educação, Universidade do Estado da Bahia, Salvador-BA, 2021. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/server/api/core/bitstreams/402c3ae0-f74a-4e48-bfcf-2d5d25bee360/content. Acesso em: 23 set. 2025.

RODRIGUES JUNIOR, Luiz Rufino. Exu e a pedagogia das encruzilhadas. 2017. 231f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/10434/1/Tese_Luiz%20R%20Rodrigues%20Junior.pdf. Acesso em: 23 set. 2025.

SANTANA, Korine Cardoso. Educação Física Escolar e relações étnico-raciais: diálogos sobre a formação continuada de professores a partir da ótica decolonial. 2024. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vitória, 2024. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/bitstream/handle/123456789/5296/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Educa%c3%a7%c3%a3o_F%c3%adsica_Escolar_Rela%c3%a7%c3%b5es_%c3%89tnico-Raciais.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 13 set. 2025

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 84-130.

RIBEIRO, Sueli de Fatima Xavier. Memórias com a dança na escola: corpos, identidades e educação intercultural na escola. 2019. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2019. Disponível em: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7669481. Acesso em: 13 set. 2025.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23ª ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUSA, Claudio Aparecido de. Paulo Freire, Frantz Fanon e a Educação Física Popular Decolonial: uma autoetnografia na escola pública. 2021. 213 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2021. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/items/01ac9d21-c21b-4b95-90aa-42daca0ef9af. Acesso em: 13 set. 2025.

SOUZA, Bianca Viana Santos. O currículo da Educação Física escolar: perspectivas curriculares para uma educação decolonial. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em:

http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/bitstream/handle/unirio/11203/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20PPGEdu%20-%20BIANCA%20VIANA%20SANTOS%20SOUZA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23 set. 2025.

Downloads

Publicado

26-04-2026

Como Citar

Dias, A. de S., Paes Neto, G. P., & Correia, M. S. (2026). Pedagogias decoloniais e cultura corporal de movimento: contribuições para a Educação Física escolar na Amazônia paraense: APPROACHES FROM AMAZONIAN-PARAENSE ENUNCIATIONS. Revista Interdisciplinar Sulear, (22), 113–133. Recuperado de https://revista.uemg.br/sulear/article/view/10720