IDENTIDADE

Narrativas de pedagogas sobre o Mestrado Acadêmico em Ensino

Autores

Palavras-chave:

pós-graduação, pesquisa, pedagogo-mestre

Resumo

Este artigo discute os impactos da formação stricto sensu na constituição da identidade, a partir das narrativas das pedagogas mestres, ancorado em Pimenta, Pinto e Severo (2020), Libâneo (1998, 2010) e Nóvoa (2002, 2019). A conversa narrativa, seguida da transcrição e composição de sentidos, alinha-se metodologicamente à perspectiva narrativa de Clandinin e Connelly (2011, 2015). Os resultados indicam que a busca pelo mestrado é impulsionada pelo sentimento de inacabamento e pela insatisfação com cursos de especialização na modalidade EaD, relacionados ao distanciamento físico e à fragilidade teórica. A busca pelo mestrado também perpassa motivações pessoais (afeto, sentimento de inconclusão, desejo) e profissionais (aumento de salário, potência). Como contribuição, este estudo demonstra que o mestrado se mostra como um divisor de águas que transforma a identidade e a atuação profissional das pedagogas.

Biografia do Autor

Layse Shuellen de Sousa Almeida Oliveira, Faculdade de Ciências Médicas e Jurídicas

Mestre em Ensino (UNIPAMPA), Licenciada em Pedagogia (UNITINS). Professora da Faculdade de Ciências Médicas e Jurídicas de Augustinópolis/TO, Brasil. 

Crisna Daniela Krause Bierhalz, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Docente da Licenciatura em Ciências da Natureza e no Mestrado Acadêmico em Ensino Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Dom Pedrito/RS – Brasil

Vitor Garcia Stoll, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando em Educação (UFPel), Mestre em Ensino (UNIPAMPA) e Licenciado em Ciências da Natureza (UNIPAMPA) e Pedagogia (UNICESUMAR). Professor da rede municipal de Dom Pedrito.

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Publicado

13-10-2025

Como Citar

Oliveira, L. S. de S. A., Bierhalz, C. D. K., & Stoll, V. G. (2025). IDENTIDADE: Narrativas de pedagogas sobre o Mestrado Acadêmico em Ensino. Revista Interdisciplinar Sulear, (20). Recuperado de https://revista.uemg.br/sulear/article/view/8489