IDENTIDADE
Narrativas de pedagogas sobre o Mestrado Acadêmico em Ensino
Palavras-chave:
pós-graduação, pesquisa, pedagogo-mestreResumo
Este artigo discute os impactos da formação stricto sensu na constituição da identidade, a partir das narrativas das pedagogas mestres, ancorado em Pimenta, Pinto e Severo (2020), Libâneo (1998, 2010) e Nóvoa (2002, 2019). A conversa narrativa, seguida da transcrição e composição de sentidos, alinha-se metodologicamente à perspectiva narrativa de Clandinin e Connelly (2011, 2015). Os resultados indicam que a busca pelo mestrado é impulsionada pelo sentimento de inacabamento e pela insatisfação com cursos de especialização na modalidade EaD, relacionados ao distanciamento físico e à fragilidade teórica. A busca pelo mestrado também perpassa motivações pessoais (afeto, sentimento de inconclusão, desejo) e profissionais (aumento de salário, potência). Como contribuição, este estudo demonstra que o mestrado se mostra como um divisor de águas que transforma a identidade e a atuação profissional das pedagogas.
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