Design, semiótica e sustentabilidade: mapeamento sintático da configuração visual de calçados brasileiros no contexto do slow fashion

a syntactic mapping of the visual configuration of Brazilian footwear in the context of Slow Fashion

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/transverso.v1i17.10244

Palavras-chave:

Slow fashion, Sustentabilidade, Semiótica do Design, Calçados, Morfologia do Artefato

Resumo

O slow fashion tem se consolidado como alternativa sustentável ao fast fashion, ao propor qualidade, durabilidade e responsabilidade socioambiental. Este artigo tem como objetivo analisar os elementos sintáticos do design de calçados slow fashion, buscando compreender como sua configuração visual contribui para a comunicação de valores ligados ao movimento. O estudo adota abordagem exploratória, fundamentada em estudo de caso com análise visual de 33 botas produzidas por duas marcas brasileiras, a Vegalli e a Urban Flowers. Foram examinados aspectos como linhas, formas, materiais, texturas e acabamentos, com base em referenciais de morfologia e semiótica do design. Os resultados indicam que os artefatos analisados evidenciam padrões que equilibram estética e funcionalidade, reforçando narrativas de autenticidade e sustentabilidade. Conclui-se que a dimensão sintática desempenha papel central na construção da identidade do slow fashion, mediando a relação entre design, consumo consciente e responsabilidade ambiental.

Biografia do Autor

Ítalo José de Medeiros Dantas, Universidade Feevale

Professor do Bacharelado em Design de Moda na Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Acadêmica de Passos, onde atua como líder do Laboratório de Estudos em Moda, Sustentabilidade e Sentidos (LEMOSS), grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. Doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale; Mestre em Design pela Universidade Federal de Campina Grande (2021); Especialista em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais pela Universidade Braz Cubas (2021); e, graduado em Design de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2019). Foi professor substituto na área de processos de gestão e controle de qualidade na indústria do vestuário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Caicó entre os anos de 2022 e 2023. Atua como Designer Freelancer nas áreas de planejamento e desenvolvimento de coleção de Moda e design de estampas. Teve sua dissertação selecionada para exibição no 35 Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, na categoria trabalhos escritos não publicados. Apresentou artigos, resumos e ensaios, na modalidade remota, em congressos de países como Argentina, Canadá, Espanha, França, Índia, Inglaterra, Itália, Portugal, Rússia e Turquia. Pesquisador multidisciplinar com interesses acadêmicos e profissionais em diferentes áreas, com ênfase em Design, Moda e Estatística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação visual; morfologia dos artefatos; estudos empíricos; pesquisa de mercado, com foco no consumo; inferência estatística; inteligência artificial aplicada; e, análise exploratória de dados. 

Nicolas Duprat, Universidade Feevale

Licenciado em Ciências Sociais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS (UNISINOS). Mestrando em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale, com bolsa PROSUC - CAPES. Filiado a Associação Brasileira de Gestão Esportiva (ABRAGESP), parte da Comissão Científica do Grupo Temático de Trabalho em Diversidade, Equidade e Inclusão Social na Gestão do Esporte, no triênio 2024-2026. Pesquisador Voluntário do Grupo de Pesquisa Bate Bola Acadêmico da Universidade de Fortaleza. Interessado nas temáticas de Diversidade Cultural, Manifestações Culturais, Acessibilidade e Processos de Inclusão Social, com foco no campo desportivo e educacional.

Marcelo Curth, Universidade Feevale

Doutor em Administração pela UNISINOS, Mestre em Administração e Negócios pela PUC-RS e Graduado em Ciências do Desporto pela ULBRA, com diversas pós-graduações em Marketing, Educação e Mentoring Teacher Education (Universidade de Tampere – Finlândia). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais e em Administração da Universidade Feevale, atuando nos temas de marketing estratégico, comportamento do consumidor e marketing de relacionamento. Coordena curso de pós-graduação em Gestão Esportiva e já coordenou o programa RS Saúde Digital. É editor e coordenador temático em associações científicas como ABRAGESP e ANEGEPE. Suas pesquisas concentram-se em marketing, consumo e empreendedorismo, com experiência também em consultoria para micro e pequenas empresas.

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Publicado

28-11-2025

Como Citar

Dantas, Ítalo J. de M., Duprat, N., & Curth, M. (2025). Design, semiótica e sustentabilidade: mapeamento sintático da configuração visual de calçados brasileiros no contexto do slow fashion: a syntactic mapping of the visual configuration of Brazilian footwear in the context of Slow Fashion. Revista Transverso, 1(17). https://doi.org/10.36704/transverso.v1i17.10244

Edição

Seção

Artigos Científicos ou Tecnológicos