O ORDÁLIO DE CAN: MESTIÇAGEM, TEORIAS RACIAIS E EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL
Resumo
Este trabalho tem como objetivo realizar uma breve reflexão sobre as influências das teorias raciais que aportaram ao Brasil entre o último quartel do século XIX e as duas primeiras décadas do século XX. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com vistas ao entendimento da recepção dessas teorias por parte da intelligentsia brasileira, nos primeiros anos do Regime Republicano. O que está sendo proposto portanto é uma revisão da literatura, cuja relevância justifica-se por tratar de um momento privilegiado para avaliar a entrada do Brasil na Modernidade, pois ao mesmo tempo no qual se constituía uma sociedade de classes, eram ensaiadas algumas reformas educacionais no ensino público onde, a priori, deveriam estar abertas as possibilidades para que os afrodescendentes pudessem ser assimilados à Nação, via aparelho escolar.
Palavras-chave: Teorias Raciais. Mestiçagem. República. Educação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.





