Oskar Schlemmer e o Balé Triádico: um estudo, algumas reflexões; Oskar Schlemmer and the Triadic Ballet: a study, some reflections
Resumo
O presente artigo estuda e reflete a respeito da obra “Balé Triádico” de Oskar Schlemmer. Para tanto, inicia-se com a apresentação do trabalho do artista e professor da Escola Bauhaus, suas pesquisas e realizações. Com base em sua criação para o referido balé, investigam-se as relações entre corpo e espaço presentes na obra do artista e contextualiza-se o seu referencial e os resultados apresentados a partir de imagens e vídeos de uma reconstituição deste balé. Palavras-chave: design; Schlemmer; balé triádico.
Abstract
This article studies and reflects on Oskar Schlemmer’s “Triadic Ballet”. To this end, it begins with the presentation of the work of the artist and teacher of the Bauhaus School, their research and achievements. Based on his creation for this ballet, we investigate the relationships between body and space present in the artist’s work and contextualize his framework and the results presented from images and videos of a reconstitution of this ballet. Keywords: design; Schlemmer; triadic ballet.
Referências
BERTOLD, Margot. História Mundial do teatro. São Paulo, Perspectiva. 2008.
BOCCARA, Ernesto G.; CARVALHO, Agda R.; e LEÃO, Lúcia. 2007. Ballet Triádico da Bauhaus: percurso de uma reconstituição. Disponível em http://www.coloquiomoda. com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202007/1_05.pdf, acesso em 10 jun 2019.
DAMÁSIO, António R. E o cérebro criou o homem. São Paulo, Companhia das Letras, 2011.
DINIZ, Carolina de Paula. Vestíveis em Fluxo: investigação das materialidades na produção do corpo/artista contemporâneo. 2017. Disponível em https://seer. ufrgs.br/presenca/article/view/63521, acesso 10 jun 2019.
FEUERSTEIN, Marcia Fae. Oskar Schlemmer’s vordruck: the making of an architectural body for the Bauhaus. Faculties of the University of Pennsylvania, 1998
LIMA JÚNIOR, Geraldo Coelho. Pele do ator, pele da personagem: entre design de moda e figurino, reflexões para a cena contemporânea. In: Diário de pesquisadores: traje de cena. Fausto Viana, Rosane Muniz (orgs.). São Paulo, Estação das Letras e Cores, 2012.
OLSEN, Mark. As máscaras mutáveis do Buda dourado: ensaios sobre a dimensão espiritual da interpretação. São Paulo, Perspectiva, 2004.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança-teatro, cinema. São Paulo, Perspectiva, 2011.
PINHO, Juliana. Oskar Schlemmer na Bauhaus como o Cubo de Rubik. 2013. Disponível em https://performatus.net/estudos/oskar-schlemmer/, acesso 10 jun 2019.
SALTZMAN, Andrea. El cuerpo diseñado: sobre la forma em el proyecto de la vestimenta. Buenos Aires, Paidós, 2004.
STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um papel. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.





