A exposição de Marcel Duchamp no MAM-SP vista sob a ótica de Jean Davallon
Palavras-chave:
exposição de arte, comunicação, semiótica, organização da exposiçãoResumo
Este artigo consiste em uma análise da exposição de “Marcel Duchamp: Uma obra que não é obra ‘de arte’” - ocorrida entre julho e setembro de 2008 no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. A análise se dá a partir da teoria de Jean Davallon, autor francês que desenvolve uma abordagem sócio-semiótica dos fenômenos comunicacionais nos museus. Este autor discute a contribuição da semiótica e da teoria da recepção para analisar como a exposição comunica e como se dá a construção de sentido em seu interior. Primeiramente é apresentada a exposição, o artista e seus principais conceitos. Logo após, a base teórica de Jean Davallon e na sequência e feita a análise do espaço expositivo.
Referências
DAVALLON, Jean. L’exposition a l’oeuvre: stratégies de communication et médiation symbolique. Paris, L’Harmattan, 2000.
FARIAS, Agnaldo. Lições das Coisas (I). IN Desígnio 7/8: Revista da Historia da arquitetura e do Urbanismo. Annablume, setembro 2007, São Paulo.
GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre Cenografias. O museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 2004.
“MARCEL DUCHAMP (1887-1968): Uma Obra que não é uma obra “de arte”. Catálogo da exposição. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), 2008.
OLIVEIRA, Sandra Ramalho. Imagem também se lê. São Paulo: Rosari, 2006. PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo, Martins Fontes, 1997. 3o Edição. Sites: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-9702005000400018&script=sci_arttext http://diversao.uol.com.br/ultnot/2008/06/29/ult4326u979.jhtm
“MARCEL DUCHAMP (1887-1968): Uma Obra que não é uma obra “de arte”. Catálogo da exposição. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), 2008.
Idem.
Ibidem.
Jean Davallon é professor e diretor de pesquisas na Universidade de Avignon, onde
desenvolve pesquisas sobre o patrimônio, as instituições culturais e os processos comunicacionais de produção e recepção de cultura. É membro do Laboratório Cultura e Comunicação, também na Universidade de Avignon, desenvolve uma abordagem sócio- semiótica dos fenômenos comunicacionais nos museus.
idem.
FARIAS, Agnaldo. Lições das Coisas (I). IN Desígnio 7/8: Revista da Historia da arquitetura e do Urbanismo. Annablume, setembro 2007, São Paulo.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo, Martins Fontes, 1997. 3o Edição
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA TRANSVERSO: DIÁLOGOS ENTRE DESIGN, CULTURA E SOCIEDADE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.





