Coco Chanel
O estilo retrô inspira o design, recria o luxo e aponta para novos comportamento sociais
Palabras clave:
design retrô, publicidade, sociabilidadeResumen
O trabalho da estilista Coco Chanel foi tema de diversas publicações e filmes no ano de 2009. Pensando no design como reflexo de comportamentos sociais, este trabalho tem como objetivo analisar como o estilo retrô que vem permeando criações da moda, do mobiliário e, até mesmo na indústria automotiva e utilizado na publicidade dos produtos, pode ser percebido também como uma manifestação da sociedade que se volta para a busca de tradições de outrora.
Citas
CARVALHO, Nelly de. Publicidade a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 2002.
CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Ed. Senac, 2006.
ERNER, Guillaume. Vítimas da moda? São Paulo: Ed. Senac-SP, 2005.
FRANÇA, Vera Regina Veiga. Jornalismo e vida social. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Petrópolis: Vozes, 2001.
MELLO, Bruno. O ressurgimento de Granado e de Phebo.
http://www.mundodomarketing.com.br/1,11819,o-ressurgimento-de-granado-e-de-phebo.htm . Consultado em 08/01/2010.
NIEMEYER, Lucy. Design Atitudinal: uma abordagem projetual. IN: MONT’ALVÃO, Cláudia & DAMAZIO, Vera (Orgs.). Design, Ergonomia, Emoção. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008. Pág.49-64.
ROCHA, Everardo. Magia e capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 REVISTA TRANSVERSO: DIÁLOGOS ENTRE DESIGN, CULTURA E SOCIEDADE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.





