A Persistência da comunicação visual vernacular no ambiente urbano

Autores

  • CecÍlia de Lucca Centro Universitário SENAC
  • Marlyvan Moraes de Alencar Centro Universitário SENAC

Palavras-chave:

Comunicação visual urbana, design vernacular digital, cidade

Resumo

Este artigo discute a presença do design vernacular no ambiente urbano a partir de transformações estéticas e de linguagem introduzidas pelo uso das tecnologias digitais. A comunicação popular, em contraposição à prática puramente manual, encontra-se atualizada e inserida no que se pode denominar um design vernacular digital. Como uma abordagem mais especifica, serão apresentados registros fotográficos produzidos nas cidades de Belém e de São Paulo.

Referências

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DO COM RETIRO. A moda que vem das ruas. 2007. Disponível em:

<http://www.cdlbomretiro.org.br/06/>. Acesso em: 06 out. 2011.

DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

DONES, Vera L. As apropriações do vernacular pela comunicação gráfica. In: NP 017 FOLKCOMUNICAÇÃO, 7.2004, Porto Alegre, Anais... Novo Hamburgo, Centro Universitário Feevale (NH-RS), 2004.

ESPINOSA, L. O estudo do uso intensivo da comunicação visual no meio urbano como matriz para novas linguagens visuais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 25., Salvador. Anais... Salvador: Intercom, 2002.

FINIZOLA, Fátima. Tipografia vernacular urbana. São Paulo: Editora Blucher, 2010.

GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação. São Paulo: Annablume, 2000.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 04 out. 2011.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

PIGNATARI, Décio. Informação linguagem comunicação. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

SÃO PAULO. Prefeitura Municipal de São Paulo. São Paulo pode se tornar uma cidade limpa. 2007. Disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=14184>. Acesso em: 01 maio 2011.

BELÉM. Prefeitura Municipal de Belém, Pará. Operação Belém Cidade Limpa continua com a retirada de propaganda irregular. 2011. Disponível em: <http://www.belem.pa.gov.br/app/c2ms/v/apoio. php?id=1&conteudo=3576>. Acesso em: 18 out. 2011.

TUAN, Yi-fu. Topofilia. São Paulo: Difusão Editorial, 1980.

WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Downloads

Publicado

09-02-2021

Como Citar

Lucca, C. de, & Alencar, M. M. de . (2021). A Persistência da comunicação visual vernacular no ambiente urbano. Revista Transverso, (3), 44–60. Recuperado de https://revista.uemg.br/transverso/article/view/5409

Edição

Seção

Artigos Científicos ou Tecnológicos