DESIGN DE EXPOSIÇÃO – PERCURSOS COLABORATIVOS

Autores

  • Marina Moraes de Araujo UFPR
  • Adriano Heemann UFPR

Palavras-chave:

design de exposição, colaboração, projetos colaborativos

Resumo

Entrevista realizada na sede da Mandacaru Design, no dia 07 de dezembro de 2019, a empresa está localizada na cidade de São Paulo, centro comercial e econômico do Brasil. A designer, professora e pesquisadora Marina Moraes encontrou as fundadoras Bebel Abreu e Manaíra Abreu para a coleta de dados da dissertação intitulada “A Colaboração no Design de Exposições”, desenvolvida no PPG-Design na Universidade Federal do Paraná (UFPR) orientada pelo Professor Dr. Adriano Heemann (MORAES, 2020). Na entrevista foram abordados os bastidores dos projetos colaborativos: What Design Can e da Exposição Macanudismo que é uma retrospectiva do cartunista argentino Liniers, trabalho premiado na bienal Brasileira de Design. Marina Moraes é Doutoranda em Design na UFPR, mestre em Design pelo PPG-Design UFPR (2020), especialista em Cenografia pela UTFPR (2014) e possui graduação em Design Visual na Universidade Positivo (2011). Desenvolveu projetos multimídia, exposições e cenografia além de trabalhar na área de arte educação e mediação em museus. Atualmente continua a pesquisa na área de Design de Exposição e projetos colaborativos.

Referências

ABREU, B. Expografia brasileira contemporânea: Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga. Dissertação (Mestrado em Projeto, Espaço e Cultura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

MORAES, M. (2020). A colaboração no design de exposições. Dissertação (Mestrado em Design) Programa de Pós-graduação em Design, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba.

Entrevista

ABREU, B; ABREU, M. Entrevista concedida. São Paulo, SP. Novembro de 2019.

Downloads

Publicado

13-12-2022

Como Citar

Moraes de Araujo, M., & Heemann, A. (2022). DESIGN DE EXPOSIÇÃO – PERCURSOS COLABORATIVOS. Revista Transverso, (12), 266–296. Recuperado de https://revista.uemg.br/transverso/article/view/6897

Edição

Seção

Artigos Científicos ou Tecnológicos