DESIGN DE EXPOSIÇÃO – PERCURSOS COLABORATIVOS
Palavras-chave:
design de exposição, colaboração, projetos colaborativosResumo
Entrevista realizada na sede da Mandacaru Design, no dia 07 de dezembro de 2019, a empresa está localizada na cidade de São Paulo, centro comercial e econômico do Brasil. A designer, professora e pesquisadora Marina Moraes encontrou as fundadoras Bebel Abreu e Manaíra Abreu para a coleta de dados da dissertação intitulada “A Colaboração no Design de Exposições”, desenvolvida no PPG-Design na Universidade Federal do Paraná (UFPR) orientada pelo Professor Dr. Adriano Heemann (MORAES, 2020). Na entrevista foram abordados os bastidores dos projetos colaborativos: What Design Can e da Exposição Macanudismo que é uma retrospectiva do cartunista argentino Liniers, trabalho premiado na bienal Brasileira de Design. Marina Moraes é Doutoranda em Design na UFPR, mestre em Design pelo PPG-Design UFPR (2020), especialista em Cenografia pela UTFPR (2014) e possui graduação em Design Visual na Universidade Positivo (2011). Desenvolveu projetos multimídia, exposições e cenografia além de trabalhar na área de arte educação e mediação em museus. Atualmente continua a pesquisa na área de Design de Exposição e projetos colaborativos.
Referências
ABREU, B. Expografia brasileira contemporânea: Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga. Dissertação (Mestrado em Projeto, Espaço e Cultura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
MORAES, M. (2020). A colaboração no design de exposições. Dissertação (Mestrado em Design) Programa de Pós-graduação em Design, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba.
Entrevista
ABREU, B; ABREU, M. Entrevista concedida. São Paulo, SP. Novembro de 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Transverso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.





