AS ESTRATÉGIAS EXPOGRÁFICAS E A PRODUÇÃO DE SENTIDO NA EXPOSIÇÃO “MEMÓRIA DA INDÚSTRIA: O CASO CIMO”
Palavras-chave:
Expografia, Exposição de Design, Móveis CimoResumo
Este artigo apresenta uma análise da mostra “Memória da Indústria: o caso Cimo", ocorrida em Curitiba (PR) na 3ª Bienal Brasileira de Design, entre 14 de setembro e 31 de outubro de 2010. Tem como objetivo investigar as estratégias expográficas e a produção de sentido que estiveram em ação na exposição. Para tanto, a partir de uma abordagem exploratória-descritiva, são apresentados o argumento da curadora Maria Angélica Santi e o arranjo material da exposição. Dos resultados encontrados, observou-se que há na expografia da mostra a intencionalidade de validar o argumento curatorial, o qual é pautado em uma narrativa que constitui um modelo ideal de fabricante de móveis.
Referências
BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN. Memória da Indústria: o caso Cimo. Bienal Brasileira de Design. Disponível em: https://web.archive.org/web/20101114071106/http://www.bienalbrasileiradedesign.com.br/bienal2010/?p=242. Acesso em: 22 jul. 2022.
FRANÇA, Ana Paula. Design à mostra: uma abordagem crítica a partir da exposição do 32º Prêmio Design MCB (2018-2019). Curitiba, 2021. 265 p. Tese (Design) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
FREIRE, Cristina. Dos museus e das exposições: por uma breve arqueologia do olhar. In: SECRETARIA ESTADUAL DE MUSEUS - SISEM SP (org). Museus: o que são, para que servem?. Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. São Paulo, 2011. p. 70-78.
GUTERRES, Georgia Graichen Bueno. Modernos Brasileiros +1: Um olhar sobre uma exposição de design no Museu Oscar Niemeyer. Curitiba, 2020. 138 p. Dissertação (Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
GIRARDI, Juliana. Uma história talhada em madeira: Precursora da produção seriada e da inovação tecnológica, a fábrica Móveis Cimo S.A. também foi pioneira na preocupação com o meio ambiente. Gazeta do Povo. Curitiba, 2010. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/uma-historia-talhada-em-madeira-2igit03u69jtdx870erpfsj7y/. Acesso em: 22 jul. 2022.
KAMPA, Max Alan. Entre presenças e ausências: as narrativas históricas do design na exposição “Carlos Motta: marceneiro, designer e arquiteto” em 2011. Curitiba, 2022. 243 p. Dissertação (Design) - Universidade Federal do Paraná.
SANTI, Maria Angélica. Memória da indústria: o caso Cimo. In: BORGES, Adélia. Bienal Brasileira de Design Curitiba: Centro de Design Paraná, 2010, p. 60-90.
SANTI, Maria Angélica. Mobiliário no Brasil: origens da produção e da industrialização. São Paulo: Senac, 2013.
SANTI, Maria Angélica. Projeto curatorial: Mostra - Memória da Indústria: o caso Cimo. São Paulo, 2010.
SANTOS, Maria Cecília Loschiavo dos. Móvel moderno no Brasil. São Paulo: Senac, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Transverso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.





