AS ESTRATÉGIAS EXPOGRÁFICAS E A PRODUÇÃO DE SENTIDO NA EXPOSIÇÃO “MEMÓRIA DA INDÚSTRIA: O CASO CIMO”

Autores

Palavras-chave:

Expografia, Exposição de Design, Móveis Cimo

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da mostra “Memória da Indústria: o caso Cimo", ocorrida em Curitiba (PR) na 3ª Bienal Brasileira de Design, entre 14 de setembro e 31 de outubro de 2010. Tem como objetivo investigar as estratégias expográficas e a produção de sentido que estiveram em ação na exposição. Para tanto, a partir de uma abordagem exploratória-descritiva, são apresentados o argumento da curadora Maria Angélica Santi e o arranjo material da exposição. Dos resultados encontrados, observou-se que há na expografia da mostra a intencionalidade de validar o argumento curatorial, o qual é pautado em uma narrativa que constitui um modelo ideal de fabricante de móveis.

Referências

BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN. Memória da Indústria: o caso Cimo. Bienal Brasileira de Design. Disponível em: https://web.archive.org/web/20101114071106/http://www.bienalbrasileiradedesign.com.br/bienal2010/?p=242. Acesso em: 22 jul. 2022.

FRANÇA, Ana Paula. Design à mostra: uma abordagem crítica a partir da exposição do 32º Prêmio Design MCB (2018-2019). Curitiba, 2021. 265 p. Tese (Design) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.

FREIRE, Cristina. Dos museus e das exposições: por uma breve arqueologia do olhar. In: SECRETARIA ESTADUAL DE MUSEUS - SISEM SP (org). Museus: o que são, para que servem?. Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. São Paulo, 2011. p. 70-78.

GUTERRES, Georgia Graichen Bueno. Modernos Brasileiros +1: Um olhar sobre uma exposição de design no Museu Oscar Niemeyer. Curitiba, 2020. 138 p. Dissertação (Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

GIRARDI, Juliana. Uma história talhada em madeira: Precursora da produção seriada e da inovação tecnológica, a fábrica Móveis Cimo S.A. também foi pioneira na preocupação com o meio ambiente. Gazeta do Povo. Curitiba, 2010. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/uma-historia-talhada-em-madeira-2igit03u69jtdx870erpfsj7y/. Acesso em: 22 jul. 2022.

KAMPA, Max Alan. Entre presenças e ausências: as narrativas históricas do design na exposição “Carlos Motta: marceneiro, designer e arquiteto” em 2011. Curitiba, 2022. 243 p. Dissertação (Design) - Universidade Federal do Paraná.

SANTI, Maria Angélica. Memória da indústria: o caso Cimo. In: BORGES, Adélia. Bienal Brasileira de Design Curitiba: Centro de Design Paraná, 2010, p. 60-90.

SANTI, Maria Angélica. Mobiliário no Brasil: origens da produção e da industrialização. São Paulo: Senac, 2013.

SANTI, Maria Angélica. Projeto curatorial: Mostra - Memória da Indústria: o caso Cimo. São Paulo, 2010.

SANTOS, Maria Cecília Loschiavo dos. Móvel moderno no Brasil. São Paulo: Senac, 2017.

Downloads

Publicado

13-12-2022

Como Citar

Meurer, A., & de Oliveira Corrêa, R. (2022). AS ESTRATÉGIAS EXPOGRÁFICAS E A PRODUÇÃO DE SENTIDO NA EXPOSIÇÃO “MEMÓRIA DA INDÚSTRIA: O CASO CIMO”. Revista Transverso, (12), 81–101. Recuperado de https://revista.uemg.br/transverso/article/view/6908

Edição

Seção

Artigos Científicos ou Tecnológicos