CONTEÚDO E CONTINENTE: O CASO DO MUSEU DO ESTADO DE PERNAMBUCO E O MUSEU CAIS DO SERTÃO

Autores

Palavras-chave:

espaços expositivos, arquitetura museal, propriedades espaciais

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica cujo direcionamento abordou a relação entre espaço expositivo e seu acervo, investigando as propriedades espaciais e evidenciando relações de especificidade entre obras de arte e arquitetura a partir da seleção de dois museus, localizados na cidade de Recife/PE: Museu do Estado de Pernambuco e o Museu Cais do Sertão. Os estudos partiram de um conjunto de procedimentos que identificaram relações nos espaços expositivos, revelando dinâmicas específicas de apreciação do acervo exposto, representadas através da organização da narrativa expográfica. As estratégias curatoriais evidenciadas e características arquitetônicas favoreceram experiências singulares ao visitante nos museus, sugerindo diálogos entre arte e arquitetura.

Biografia do Autor

Rafael Campos Rangel, Universidade Católica de Pernambuco

Graduado (2005-2009) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica
de Pernambuco (Láurea e Opera Prima 2010) com especialização (2010-2012) em Metodologia e Técnicas de Análise na Arquitetura Contemporânea pela mesma instituição. Mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2014-2018) atuando como pesquisador pelo Laboratório de Arquitetura e Estudos Avançados [lA2] cuja pesquisa abordou a relação entre obra de arte e arquitetura em espaços de natureza expositiva.

Allana Xavier Cavalcanti, Universidade Católica de Pernambuco

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Pesquisadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.

Camilla Sassi Maia Melo

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Pesquisadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.

Referências

HILLIER, Bill; HANSON, Julienne. The Social Logic of Space. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

LINS, Gertrudes Gomes. A coleção xangô - a cultura material afro-religiosa no Museu do Estado de Pernambuco. Dissertação de Mestrado – Universidade Católica de Pernambuco. Recife, 2019.

MAIA, Maria Rosa. Construção identitária na expografia do museu: Ambiente da exposição e receptividade do público no Museu Cais do Sertão. Recife, 2017.

MEDEIROS, Marília Macêdo. MEDEIROS, Wellington Gomes de. SILVA, Heitor de Andrade. O design para a experiência na exposição do Museu Cais do Sertão. Estudos em Design - Revista (online). Rio de Janeiro, 2018.

MONTANER, Josep Maria. Museus para o século XXI. Barcelona: Gustavo Gili, 2003.

Museu Cais do Sertão / Brasil Arquitetura. ArchDaily, 2018. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/907621/museu-cais-do-sertao-brasil-arquitetura. Acesso em: 21 fev. 2021.

NÓBREGA, Lívia M. AMORIM, Luiz Manuel do Eirado. Arquitetura e Narrativa: Um estudo analítico do Museu do Homem do Nordeste (MUHNE). 2º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus – Identidades e Comunicação. Rio de Janeiro, 2010.

O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço de arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

RANGEL, Rafael Campos. BUILDING-SPECIFIC: sobre a relação entre obra de arte e arquitetura. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação. Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Urbano. Recife, 2018.

Downloads

Publicado

13-12-2022

Como Citar

Campos Rangel, R., Xavier Cavalcanti, A., & Sassi Maia Melo, C. (2022). CONTEÚDO E CONTINENTE: O CASO DO MUSEU DO ESTADO DE PERNAMBUCO E O MUSEU CAIS DO SERTÃO. Revista Transverso, (12), 124–178. Recuperado de https://revista.uemg.br/transverso/article/view/6912

Edição

Seção

Artigos Científicos ou Tecnológicos