Design, calçados e artesanato: um mapeamento do setor calçadista brasileiro pelo viés da sustentabilidade

Autores

  • Douglas Ferreira dos Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) https://orcid.org/0009-0007-1758-1832
  • Josefa Joyce Oliveira da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Ronald José Barros Ferro Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) https://orcid.org/0009-0008-7689-5572
  • Clécio José de Lacerda Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Carolina de Moraes Andrade Barbosa Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.36704/transverso.v1i13.8234

Palavras-chave:

Design, Sustentabilidade, Calçados

Resumo

Este artigo discute o design e o universo calçadista sob o viés da sustentabilidade. Advindo dessa aproximação, o estudo tem como foco de investigação os aspectos artesanais e territoriais que interpolam marcas contemporâneas de calçados. Para isso, a pesquisa levantou dados do contexto mercadológico atual de quinze empresas artesanais do setor. Como discussão, foram pontuadas as questões que direcionam uma marca a ser considerada como sustentável e a relação dessa atribuição à referência de qualidade a partir do saber fazer manual e das tradições e matérias-primas locais. Por fim, as conclusões apontam o diálogo do design com os conceitos da cultura material e imaterial, a partir do teor dinâmico da atribuição de valor, que extrapola as razões econômicas.

Biografia do Autor

Douglas Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduando no curso de design, pela Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste, Brasil. Integrante do Projeto de Pesquisa intitulado “Design e calçados: uma revisão sistemática da literatura”, e dos Grupos de Pesquisa: LCAP - Laboratório de Calçados, Acessórios e Produtos não Convencionais; e Design Inclusivo: teoria e prática na interação usuário-produto.

Josefa Joyce Oliveira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduanda no curso de design, pela Universidade Federal de Pernambuco,no Centro Acadêmico do Agreste, Brasil. Integrante do Projeto de Pesquisa intitulado “Design e calçados: uma revisão sistemática da literatura” e do Grupo de Pesquisa LCAP - Laboratório de Calçados, Acessórios e Produtos não Convencionais.

Ronald José Barros Ferro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduando no curso de design, pela Universidade Federal de Pernambuco,no Centro Acadêmico do Agreste, Brasil. Integrante do Projeto de Pesquisa intitulado “Design e calçados: uma revisão sistemática da literatura” e do Grupo de Pesquisa LCAP - Laboratório de Calçados, Acessórios e Produtos não Convencionais.

Clécio José de Lacerda Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Dr Clécio de Lacerda, Bacharel e Licenciado em Design Industrial, pela Universidade Federal de Campina Grande-Paraíba, no ano de 2006, Mestre em Design, pela FEUP, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em consórcio com a ESAD, Escola Superior de Artes e Design, Ambas no Porto-Portugal no ano de 2009, com reconhecimento no Brasil no mestrado de Ergonomia da UFPE. Realizou o Ph.D., em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho, Guimarães, Portugal no ano de 2015. Com o reconhecimento do diploma segundo exigências do MEC, pelo programa Doutoral de Engenharia de Materiais da UFRN. Atualmente é professor Adjunto do Curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco, no CAA, Centro Acadêmico do Agreste onde atua na ênfase Design de Produto.

Ana Carolina de Moraes Andrade Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta do Curso de Design do Campus do Agreste da UFPE, Doutora pelo PPG Design da UFPE, Mestre em Desenvolvimento Urbano pela mesma instituição e Designer formada na Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente coordena pesquisa e extensão nas áreas que relacionam design com cultura, cidades, produção artesanal e território. Autora do livro: Imagem, Paisagem e Situação: uma apreensão do design na cidade.

Referências

APPADURAI, Arjun (org.). A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: Eduff, 2008. Série Antropologia e Ciência Política, v. 41.

BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Edgard Blucher, 2011.

BORGES; Adélia. Design + Artesanato: o Caminho Brasileiro. São Paulo: Terceiro Nome, 2012.

CARDOSO, Rafael (org.). O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

KRUCKEN, Lia. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Nobel, 2009.

MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Coordenação de tradução: Carla Cipolla; equipe: Elisa Spampinato, Aline Lys Silva. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.

NEWTON, Dolores. Introdução: Cultura Material e História Cultural. In: RIBEIRO, Darcy (ed.). Suma Etnológica Brasileira. Petropólis: Vozes, 1987. V. 2: Tecnologia Indígena.

Downloads

Publicado

08-01-2024

Como Citar

Ferreira dos Santos, D., Joyce Oliveira da Silva, J., José Barros Ferro, R., José de Lacerda Lima, C., & de Moraes Andrade Barbosa, A. C. (2024). Design, calçados e artesanato: um mapeamento do setor calçadista brasileiro pelo viés da sustentabilidade. Revista Transverso, 1(13), 95–110. https://doi.org/10.36704/transverso.v1i13.8234

Edição

Seção

Artigos Científicos ou Tecnológicos