Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Condições para submissão

    Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
    2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
    3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
    4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
    5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
    6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

     

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Diretrizes para Autores

LINHA EDITORIAL

A revista SCIAS - Arte/Educação é um periódico científico com o objetivo de publicar artigos na área de Arte/Educação a partir também do diálogo com outros campos do conhecimento. A SCIAS Arte/Educação é a revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação da FaE/CBH/ UEMG em parceria com o  Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Tecnologia - NECT/FaE/UEMG, publicada com o apoio do Centro de Comunicação da FaE/CBH/UEMG.

As propostas devem ser originais, não tendo sido publicadas em qualquer outro veículo do país. Devem também ou ainda ser classificadas em uma das seguintes modalidades:

a) ensaios: estudos teóricos, com análises de conceitos ou problematização de ideias sobre o campo da Arte Educação e interlocuções possíveis com outros campos do conhecimento;

b) texto baseado em resultados de pesquisas empíricas ou fontes diversas;

c) estudos bibliográficos: análise crítica e abrangente da literatura sobre determinado tema relacionado a Arte Educação e interlocuções possíveis com outros campos do conhecimento;

d) Resenhas: Reúne manuscritos que apresentem leitura crítica de obras relevantes para a área da Arte Educação e interlocuções possíveis com outros campos do conhecimento que tenham sido publicadas nos últimos 2 anos;

e) entrevistas com pesquisadores nacionais e estrangeiros que tratem de questões candentes do campo da Arte Educação e interlocuções possíveis com outros campos do conhecimento e que tragam contribuição inequívoca para sua compreensão e seu debate.

Este periódico não cobra taxas para submissão, avaliação ou publicação de trabalhos.

DIRETRIZES PARA OS AUTORES

Cada autor/a só poderá ter um artigo em tramitação, entre o início da submissão e a publicação final. Será observado um intervalo de um ano entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor/a e o início de um novo processo de submissão.

Ao realizar a submissão do trabalho devem ser informados os nomes de todos os autores, e devem estar todos cadastrados no sistema da Revista. 

Ao realizar o cadastro de autores em nosso sistema, solicita-se inserir no campo "Resumo da biografia" um minicurrículo de cada autor, com até 60 palavras, incluindo obrigatoriamente a maior titulação acadêmica de cada autor, entre outras informações.

No campo URL colocar o link da Plataforma Lattes ou ORCID do autor. 

A SCIAS. Arte Educação publica trabalhos com até 4 (quatro) autores.

A titulação mínima de pelo menos um dos autores do trabalho, necessariamente, deve ser de graduação, sendo que, preferencialmente, pelo menos um deve ter o título de mestre ou doutor.

Todos os números são divulgados por meios digitais, estando disponíveis online pelo endereço: http://revista.uemg.br/index.php/SCIASArteEducacao/index

SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS

Os artigos recebidos serão apreciados inicialmente pelo Conselho Editorial, que realiza busca em buscadores na internet para verificação de casos de plágio e autoplágio. Os que estiverem de acordo com as normas da revista SCIAS. Arte Educação e não contiverem nenhum trecho identificado na busca acima, serão encaminhados aos membros do Conselho Editorial ou para pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa, como pareceristas ad hoc, em função da competência no tema/assunto do artigo avaliado, garantindo-se o processo duplo cego.

Após o processo de avaliação, os autores serão notificados. Os artigos aprovados incondicionalmente serão diretamente enviados para publicação.

Caso o texto dependa de modificações, as alterações propostas são enviadas aos autores, que decidem se concordam em empreendê-las, de acordo com as sugestões dos pareceristas ad hoc, no prazo a ser definido pelo editor. As modificações introduzidas no texto deverão ser grifadas, para efeito de verificação da Comissão Editorial. 

Ao enviar o artigo para a revista, o autor compromete-se a não o encaminhar para outro veículo de publicação pelo prazo de seis meses a contar da data do envio.

As propostas submetidas devem ser enviadas para o endereço http://revista.uemg.br/index.php/SCIASArteEducacao/index

Aceitam-se artigos em português,  espanhol, inglês e francês.


SOBRE A FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Os artigos devem ser encaminhados em arquivo Word for Windows, versão 6.0 ou superior, com extensão (.doc), em fonte Times New Roman, tamanho 12, em folha de formato A4, com espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior, inferior e laterais de 2 cm. Os artigos devem ter a extensão mínima de 10 e máxima de 15 páginas, já incluindo as referências.

O texto não deve conter qualquer identificação do autor e coautores. Esses dados, assim como vínculo institucional, formação e e-mail compõem os metadados, que devem ser preenchidos total e corretamente no momento do cadastro do autor para a continuidade do processo de submissão do artigo.

O resumo deve ter no mínimo 100 e no máximo 150 palavras na mesma língua do trabalho e palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco). Após esse resumo, deve-se incluir também o abstract, acompanhado da tradução do título do trabalho e das keywords.

As notas de rodapé devem ser usadas somente quando estritamente necessário para algum esclarecimento. O texto deve ser sucinto, corpo 10, alinhado à esquerda com espaçamento simples. Essas notas devem ser apresentadas em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo.

Normas para a resenha: Deve ter entre 1.500 e 3.000 palavras e não contém resumo, nem palavras-chaves. 

Normas para entrevistas: Deve ter entre 3.000 e 5.000 palavras e não contém resumo, nem palavras-chaves. 

Ilustrações

As tabelas, quadros e gráficos devem ser inseridas no texto com títulos e legendas em acordo com a ABNT. As figuras devem ter seu lugar indicado no texto e ser enviadas também em anexos separados, em formato de arquivo JPG, cor cinza, 300 dpi. Devem ser nomeadas FIG. 1, FIG. 2, sucessivamente, podendo ainda ter um título sugestivo do seu conteúdo, sempre com a indicação das fontes.


Citações

As citações no texto devem utilizar o sistema autor-data e seguir as normas da ABNT para esse sistema.

Em citações diretas ou literais, o nome do autor, fora de parênteses, tem apenas a inicial maiúscula e, dentro de parênteses, todas as letras maiúsculas (AUTOR, data, página).

Para citações até três linhas, usam-se aspas, sem itálico. Citações com mais de três linhas são recuadas 4 cm da margem esquerda, fonte menor, espaçamento simples, sem aspas e sem itálico.

Em citações indiretas, se o nome do autor estiver inserido no texto, usa-se apenas a inicial maiúscula com a data entre parênteses. Caso o nome do autor venha entre parênteses, todas as letras serão em maiúscula, seguindo-se a data, sem a necessidade de colocar a página.

Ex:

Na perspectiva de Arendt (1997), que a educação assuma seu caráter conservador é fundamental para que o mundo não se torne mortal como os mortais, para que o mundo continue e se renove a cada nova geração.

Ou

Que a educação assuma seu caráter conservador é fundamental para que o mundo não se torne mortal como os mortais, para que o mundo continue e se renove a cada nova geração (ARENDT, 1997).

*Esse formato de citação vale também para o caso de depoimentos ou entrevistas.

Em citação de citação, emprega-se a expressão latina apud (junto a) ou o equivalente em português “citado por”, para identificar a fonte secundária que foi efetivamente consultada. A referência da obra citada deve vir em nota de rodapé ou como parte da referência no final do texto.

Ex:

No texto:

Um modelo de liderança bastante estudado e utilizado na década de 1960 foi o Grid Gerencial (BLAKE; MOUTON1, 1972 apudRONCHI, 2007).

 Em nota de rodapé:

1 BLKE, R. R.; MOUTON, J. S. A estruturação de uma empresa dinâmica através do desenvolvimento organizacional do tipo Grid. São Paulo: Edgard Blücher, 1972.

Citações de diversos documentos de um mesmo autor e data devem ser distinguidos pelo acréscimo de letras minúsculas em ordem alfabética após a data. Essas letras devem constar também nas referências.

Ex:

Vygotsky (1998a)

Vygotsky (1998b)

ou

(VYGOTSKY, 1998a, p. 55)

(VYGOTSKY 1998b, p. 37)

Referências

As referências devem seguir as normas da ABNT para esse sistema (NBR 6023). Elas devem ser listadas no final do artigo, alinhadas em modo justificado, identificando-se individualmente cada documento em espaço simples, separados uns dos outros por dois espaços simples. Os títulos das obras devem ser em itálico. 

Livros

VASQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 3. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1992.

Capítulos de livros

- Capítulo e livro com mesmo autor:

CANDAU, V. M. Cotidiano escolar e cultura(s): encontros e desencontros. In:______. (Org.). Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 61-78.

- Capítulo e livro com autores diferentes:

EVANGELISTA, O. A formação universitária do professor: o debate dos anos 1920 e a experiência paulista dos anos 1930. In: MORAES, M. C. M. de (Org.). Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de informação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

- Autor entidade

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023 - Informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 24p.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 1. De 15 de maio de 2006. Institui diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia. Disponível em: <http://WWW.mec.gov.br>. Acesso em: 10 jul. 2010.

- Mais de um autor (separados por ponto-e-vírgula)

BERGÉ, P.; POMEAU, Y.; DUBOIS-GANCE, M. Dos ritmos ao caos. São Paulo: Editora Unesp, 1996.

- Mais de três autores

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre saber docente. Tradução de Francisco Pereira. Ijuí: Ed Unijuí, 1998.

- Séries e coleções

MIGLIORI, R. Paradigmas e educação. São Paulo: Aquariana, 1993. 20 p. (Visão do futuro, v. 1)

- Livro eletrônico

ROSÁRIO, A. B.; KYRILLOS NETO, F.; MOREIRA, J. DE O. (Orgs.). Faces da violência na contemporaneidade: sociedade e clínica. Barbacena: EdUEMG, 2011. Disponível em: <http://intranet.uemg.br/comunicacao/arquivos/PubLocal172P20120518123259.pdf>. Acesso em: 2 out. 2011

Artigo de periódicos

SAVIANI. D. O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil: perspectivas históricas. Paideia - Cadernos de Psicologia em Educação, São Paulo, v. 14, n. 28, p. 113-124, maio/ago. 2004.

Teses, dissertações e monografias

ALMEIDA, L. C. Curso de pedagogia na Unicamp: marcas de formação. 2008. 199 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

Trabalhos apresentados em Congresso

FRANCO, M. A. S. Saberes pedagógicos e prática docente. In: ENDIPE: EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL, PROCESSOS FORMATIVOS E SABERES PEDAGÓGICOS, 13. , 2006, Recife. Anais... Recife: Edições Bagaço, 2006. v. 1, p. 27-50.

Artigos

Política padrão de seção

ARTA Montrofenestro

A Revista Scias Arte/Educação está com as inscrições abertas para a Seção “ ARTA MONTROFENESTRO“ .  

O intuito da seção é divulgar trabalhos de artistas nacionais e internacionais para conhecimento de nosso público-leitor.

Para essa seção aguardamos o envio:

* Artistas Visuais: entre 6 e 12 fotos de 5 a 12 trabalhos em escultura, pintura, modelagem, instalação, charge, entre outros.

* Músicos: 2 links de 2 músicas autorais ou 2 a 4 links de apresentações musicais.

* Dançarinos: 2 links de até duas apresentações individuais ou coletivas.

* Atores e Diretores de Teatro: 2 links de até duas apresentações teatrais.

O Tópico “Sobre o(s) Artista(s)" deverá conter, em até 200 palavras, informações sobre a trajetória do artista ou grupo e suas inspirações e/ou premissas para realização dos trabalhos. 

O tópico "Sobre a Obra" deve trazer, em até 200 palavras, as propostas e influências para realização dos trabalhos.

No caso de Artes Visuais o nome e a descrição técnica devem constar na legenda de cada foto.

É de total responsabilidade do artista e do grupo a ORIGINALIDADE dos trabalhos enviados. A Revista Scias Arte/Educação não se responsabilizará por nenhuma forma de plágio ou alusão que os trabalhos possam apresentar. A Revista Scias Arte/Educação não se responsabilizará por direitos autorais de textos e/ou referências.
 
Será facultativa, a partir do julgamento da Equipe Editorial da Scias Arte/Educação, a divulgação dos trabalhos. O envio de imagens ou links não implicará portanto na obrigatoriedade de publicação.
 
O responsável pela inscrição outorga à Revista SCIAS Arte/Educação o direito de publicar, sem ônus, as fotos e os textos enviados no formulário. A Revista SCIAS Arte/Educação não possui fins lucrativos e não movimenta nenhuma receita por conta de patrocínios ou lucro de qualquer espécie. 

Desacadêmica

O objetivo da seção “Desacadêmica” da Revista Scias Arte/Educação é o de convidar personalidades diversas do meio acadêmico e cultural para criação de textos sobre política e questões sociais e suas possíveis confluências com Arte e Ensino de Arte. Desacadêmica, busca em sua seção proposições reflexivas e necessárias sobre questionamentos do cotidiano, afim de indagar o leitor e provocá-lo.

O convite para publicação, quando houver, e a escolha dos textos será de exclusiva responsabilidade da equipe editorial da Scias arte /educação. As temáticas serão abertas publicamente para a submissão de qualquer pessoa que deseje a participação e será facultativa a publicação.

 O envio de textos não implicará na obrigatoriedade de publicação e quando submetidos através da página da revista, serão avaliados pelo Corpo de Avaliadores da Revista Scias Arte/Educação.

Os textos deverão ser elaborados a partir de posicionamentos e opiniões próprias dos autores.

Critérios de avaliação:

  1. Os textos deverão conter de três a oito páginas, em formato Word, fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, em folha de formato A4, com espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior, inferior e laterais de 2 cm;
  2. Os textos devem ser originais, não tendo sido publicadas em qualquer outro veículo do país;
  3. Os textos devem seguir as temáticas propostas;

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.