EFEITOS DO PNAE NA PRODUÇÃO E CONSUMO DE ALIMENTOS: a implantação da política de segurança alimentar e nutricional no município de Cláudio, MG

Autores

  • Sandra Meire Guimarães Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade de Cláudio - Professora https://orcid.org/0000-0001-7816-8522
  • Márcia Helena Batista Corrêa da Costa Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade Divinópolis - Professora
  • Raímme Mayra do Nascimento Sousa Universidade do Estado de Minas Gerais unidade Cláudio - graduanda de Administração

Resumo

Este estudo pretende desenvolver uma análise sociológica do funcionamento do Programa Nacional de Alimentar Escolar (PNAE), nas regiões 1 e 2 de planejamento do município de Cláudio, oeste de Minas Gerais e apresentar subsídios capazes de contribuir para uma avaliação qualitativa dos impactos do PNAE no fomento da produção agrícola familiar e no consumo alimentar adequado, saudável e solidário em escolas públicas.

Biografia do Autor

Sandra Meire Guimarães, Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade de Cláudio - Professora

Mestre em Ciências Sociais pela PUCMinas, na linha de pesquisa: Políticas Públicas, Participação e Poder Local. Graduada em Ciências Sociais pelo INESP/ UEMG - unidade de Divinópolis. Pós-graduada (lato sensu) em Comunicação Contemporânea e Informação Visual pela PUCMinas (PREPES, 2003). Atualmente, integra a equipe de pesquisa e extensão do Laboratório OESTE da UEMG - unidade de Divinópolis, no desenvolvimento da pesquisa Estudo de uma Experiência de Política Pública Integrada de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável: educação, saúde e agricultura familiar, em cooperação interinstitucional com a FAO-BO e com a Agroecologia Universidad de Cochabamba (AGRUCO-BO). Acumula experiência técnico-científica nas áreas de planejamento urbano com foco nas políticas sociais, elaboração de diagnósticos socioculturais e aplicação de metodologias participativas.Docente da UEMG-unidade de Cláudio. Coorientação de aluna de mestrado e orientação de alunos de graduação em projeto de extensão e pesquisa, financiado pela PROEUMG- FAPEMIG.

Márcia Helena Batista Corrêa da Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade Divinópolis - Professora

Possui Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas (UNICAMP), cuja pesquisa teve como tema planejamento urbano participativo, o caso do Conselho de Política Urbana de Belo Horizonte. Coordenou pesquisa sobre esse tema, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), analisando a revisão de plano diretor em cidade de médio porte. Foi Coordenadora da Frente Reassentamentos Urbanos do Programa Internacional de Pesquisa Cidade e Alteridade, com financiamento da FAPEMIG,  programa que investiga as formas de efetivação do direito à cidade. Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), onde atua no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e foi Coordenadora da Extensão Universitária (2014-2017). Orienta pesquisas sobre gestão de políticas públicas em diversas áreas, em especial, em educação e assistência social. Atualmente coordena pesquisa sobre Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria internacional com a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) e com o Centro Universitario de Excelencia en Agroecología y Saberes Locales da Universidad Mayor de San Simón da Bolívia.

Raímme Mayra do Nascimento Sousa, Universidade do Estado de Minas Gerais unidade Cláudio - graduanda de Administração

Graduanda de Adminsitração e bolsista de extensão pelo PAEx 2017

Referências

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, A Extrema Pobreza segundo Censo Demográfico 2010. Brasília, DF: Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI). Disponível em: <http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/RIv3/geral/index.php> Acesso em: 01 mar. 2016.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Fome Zero: Uma História Brasileira. Brasília, DF: MDS, Assessoria Fome Zero, v.2, 2010.

BRASIL. Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, LOSAN (Lei n⁰ 11.346, de 15 de setembro de 2006). Brasília, 2006a.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programa Nacional de Alimentação Escolar. Brasília, 2006b

FAO/INCRA. Novo retrato da agricultura familiar: o Brasil redescoberto. Projeto de Cooperação Técnica INCRA/FAO, mar. 2000.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Censo agropecuário 2006: agricultura familiar – primeiros resultados. Rio de Janeiro: IBGE, 2006.

__________. Censo demográfico. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

GRAZIANO DA SILVA, J.(1996). A Nova Dinâmica da Agricultura Brasileira. Campinas, Instituto de Economia/ Unicamp, 217.

GUBA, E.G; LINCOLN, Y.S. Fourth generation evaluation, Newbury Park: Sage Publications, 1989 apud FURTADO, J.P. Um método construtivista para avaliação em saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 6, n. 1, p. 165-181, 2001.

GUILHOTO, J.J.M. et al. A participação da Agricultura Familiar no PIB do Brasil e de seus estados (2006-2010). Brasília: NEAD, 2010.

Downloads

Publicado

28/11/2018

Como Citar

Guimarães, S. M., Batista Corrêa da Costa, M. H., & do Nascimento Sousa, R. M. (2018). EFEITOS DO PNAE NA PRODUÇÃO E CONSUMO DE ALIMENTOS: a implantação da política de segurança alimentar e nutricional no município de Cláudio, MG. Ciências Gerenciais Em Foco, 7(4). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/3071

Edição

Seção

Publicações 2016