Sobre a Revista

Foco e Escopo

 

Ciências Gerenciais em Foco é um periódico científico semestral, em português, de acesso aberto, que contribui para difundir trabalhos relevantes de pesquisa, cujos resultados subsidiem o debate, a crítica e as intervenções nas atividades acadêmicas, nas organizações e na sociedade. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas no tratamento de temas são aceitáveis, desde que consistentes e relevantes para o desenvolvimento das áreas de Administração e Ciências Contábeis, de Educação e Ensino e do Serviço Social e suas interfaces.

 

A Revista publica artigos de desenvolvimento teórico e trabalhos teórico-empíricos originais nas modalidades:

a) artigos: textos inéditos que apresentem resultados de pesquisa teórica ou empírica;

b) estudos bibliográficos: análise crítica e abrangente sobre determinada temática;

c) resenhas : leituras críticas de obras dos últimos 2 anos;

d) ensaios: estudos teóricos que apresentem análises conceituais ou problematização de ideias nas respectivas áreas de interesse da revista.

 

Na área da Administração, a revista busca a partir de diferentes óticas, abordagens teóricas e de investigações empíricas, compreender e explicar os processos de gestão e as organizações em suas diferentes características culturais, políticas, econômicas e sociais. Neste sentido, os estudos teóricos e empíricos podem ser enviados a partir das seguintes áreas e temáticas:

  1. Marketing

  2. Estratégia nas organizações

  3. Gestão de pessoas

  4. Finanças empresariais

  5. Administração da produção e operações,

  6. Tecnologias da informação e comunicação

  7. Estudos organizacionais e estudos críticos em Administração

  8. Teorias organizacionais

  9. Gestão socioambiental 

  10. Gestão de organizações do terceiro setor

 

Nas áreas da Educação e Ensino, focaliza a formação de professores, a gestão dos processos educativos, a gestão da sala de aula e do processo de ensino e aprendizagem em diálogo com pesquisadores de áreas afins. 

 

Processo de Avaliação pelos Pares

 

Todos os trabalhos devem ser inéditos e não podem estar submetidos à avaliação simultânea em outros periódicos.

Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade dos autores

Todos os artigos serão submetidos à Comissão Editorial da Revista e para avaliação por pares (peer review).

Os artigos aprovados pelas editoras serão submetidos à avaliação blind review sendo analisados por dois pareceristas às cegas.

Os trabalhos devem ser encaminhados em português e o resumo deve ser apresentado na língua original do texto com a tradução para a língua inglesa.

Abreviações oficiais poderão ser empregadas somente após uma primeira menção completa.

A cópia que será submetida à avaliação pelos pares não deverá conter qualquer informação sobre os autores. Dados como nome dos autores, titulação, filiação institucional, e-mail deverão constar do cadastro dos autores, atualizado no momento da submissão.

As editoras coordenam as informações entre os autores e avaliadores, cabendo-lhes a decisão final sobre quais artigos serão publicados com base nas recomendações feitas pelos avaliadores. Quando recusados, os artigos serão devolvidos com a justificativa das editoras, baseada nos pareceres dos avaliadores. Caso aceitos, os textos passam pela revisão, editoração e publicação. Poderão ser reenviados os textos reformulados, quando for o caso.

A avaliação observa os seguintes critérios: relevância para a revista e para as áreas de conhecimento; consistência e rigor teórico conceitual; articulação entre objetivo, fundamentação teórico metodológica, análise e conclusão de dados; bibliografia pertinente e atualizada; originalidade e contribuições para a área; correção de linguagem e respeito às normas técnicas – ABNT.

Os resultados serão expressos como: AceitoAceito com reformulaçõesNão aceito.

 

Periodicidade

O periódico publica duas edições por ano (semestral).

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexadores

LATINDEX