A CONTROLADORIA NAS PEQUENAS EMPRESAS E MICROEMPRESAS

Humberto Gomes Pereira, José Marcelo Fraga Rios

Resumo


O objetivo deste trabalho é demonstrar que a Controladoria pode ser implantada nas pequenas empresas. Pesquisando percebe-se que a literatura relacionada à Controladoria não aborda as questões relacionadas à implantação da controladoria e sua gestão nas pequenas empresas.

Tem-se visto que a maioria das pequenas empresas é fechada logo nos dois primeiros anos de seu funcionamento, e um dos fatores que contribuem para isso é a falta de informação do gestor para direcionar a empresa. Pretende-se avaliar a implantação da Controladoria, as vantagens e demonstrar as fases da implantação.

Desta forma pergunta-se: Qual a vantagem e a possibilidade da implantação da Controladoria nas pequenas empresas?

Acredita-se que implantando a Controladoria, havendo um controle das informações e criando um planejamento, as pequenas empresas podem sobreviver, desenvolver com eficácia e obter lucro.


Texto completo:

PDF 65-83

Referências


BRASIL, Lei Complementar nº 123. 2006. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp123.htm>. Acesso em 15 Nov. 2017.

CATELLI, Armando, Controladoria - Uma abordagem da Gestão Econômica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

CRUZ, Rozany Ipaves, Uma contribuição à definição de um modelo conceitual para a gestão econômica. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP). São Paulo: USP, 1991.

GAMA, Heitor Cova; BEDÊ, Marco Aurélio; MOREIRA, Rafael de Farias, Sobrevivência das Empresas no Brasil. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 2013.

GIL, Antônio Carlos: Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 206p.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas 2002. 175 p.

OLIVEIRA, Luiz Martins de; PEREZ JR., José Hernandez; SILVA, Carlos Alberto dos Santos, Controladoria Estratégica. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2013

PADOVEZE, Clóvis Luis, Controladoria Estratégica e Operacional. 3.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

RICHARDSON, Roberto Jarry; PERES, José Augusto de Souza et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1999. 334 p.

SEBRAE, Participação das Micros e Pequenas Empresas na Economia Brasileira. 2014. Disponível em:< >. Acesso em 20. Fev. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.