INTERVENÇÃO DE REDE: A REDE PESSOAL SIGNIFICATIVA DOS ADOLESCENTES EGRESSOS DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

Autores

  • Maicon Marques de Paula

Resumo

O presente artigo trata-se de um relato de experiência acerca do método conhecido como intervenção de rede, aplicado junto aos adolescentes egressos de medidas socioeducativas de privação de liberdade do Centro Socioeducativo de Divinópolis, Minas Gerais, através do trabalho de redes significativas. Buscou oferecer condições para que os envolvidos no processo se tornassem co-construtores de um novo projeto de vida para o adolescente. O método utilizado foi o estudo de caso. Embora o universo de aplicação da metodologia tenha se constituído apenas por dois dos adolescentes atendidos, notou-se a eficácia deste a partir do resgate e fortalecimento da rede pessoal do adolescente e na distribuição das responsabilidades no seu cuidado.

Referências

ASSIS, S.G.; SOUZA, E.R. Criando Caim e Abel – Pensando a Prevenção da Infração Juvenil. Ciência e Saúde Coletiva, n.4(1), p. 131-144, 1999.

BRANCO, BM.; DEMARCHI, KA.; WAGNER, A. Adolescentes infratores e funcionamento familiar. Psicologia: Reflexão e Crítica. Porto Alegre, v. 21, n.1, p. 125-132, 2008.

BRANCO, MB.; WAGNER, A. A Medida de Atividade Externa dos Adolescentes Infratores Internos da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo e as Características da Rede Social e do Funcionamento Familiar. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Psicologia Social e da Personalidade, 2006.

CAPUTO, R.K. Parent religiosity, family processes, and adolescent outcomes. Fam soc, 85 (4), p. 495-510, 2004.

CEOLIN, L. A Construção dos Vínculos Afetivos e Sociais do Adolescente em Conflito com a Lei. Dissertação (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal 8.690/89. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, 2009.

FERNANDES, MIA.; YOKOMISSO, CT. Famílias e medidas socioeducativas: da fragilidade à autonomia. (Texto 12). In: JULIAO, EF.; ABDALA, JFS.; VIRGILIO, SS. (Org.) Delinquência juvenil, políticas públicas e direitos humanos. Biblioteca Cláudio Tourinho Saraiva. Rio de Janeiro, Novo Degase, p. 195-207, 2014.

GELLES, R. Intimate violence in families. 3 ed. London, Sage, 1997.

MINUCHIN, S. Famílias – Funcionamento & Tratamento. Porto Alegre, RS: Artes Médicas. 1982.

MORE, C.L.O.O. As redes pessoais significativas como instrumento de intervenção psicológica no contexto comunitário. Paidéia. Ribeirão Preto, v.15, n.31, p. 287-297, 2005.

MULLER, F. et al. Perspectivas de adolescentes em conflito com a lei sobre o delito, a medida de internação e as expectativas. Revista Brasileira Adolescência e Conflitualidade, n.1(1), p. 70-87, 2009.

SANTOS, JC. O sistema penal como exploração do proletariado. (Texto 1). In: MAGALHAES, C.; MATTOS, V.; MAGALHAES, JLQ. (Org.). Desconstruindo práticas punitivas. Grupo de apoio e familiares de pessoas em privação de liberdade/CRESS 6ª Região. Belo Horizonte, p. 13-23, 2012.

SLUZKI, C.E. A rede social na pratica sistêmica: alternativas terapêuticas. São Paulo, Casa do Psicólogo, 1997.

SOUZA, Q.; QUANDT, C. Metodologia de análise de rede. (Texto 2). In: DUARTE, F.; QUANDT, C.; SOUZA, Q. (Org). O tempo das redes. Perspectiva. São Paulo, p. 31-63, 2008.

STOUTHAMER-LOEBER, MWE.; LOEBER, R.; MASTEN, AS. Desistance from persistent serious delinquency in the transition to adulthood. Development and Psychopathology, 16, 897-918, 2004.

Downloads

Publicado

29/11/2018

Como Citar

de Paula, M. M. (2018). INTERVENÇÃO DE REDE: A REDE PESSOAL SIGNIFICATIVA DOS ADOLESCENTES EGRESSOS DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. Ciências Gerenciais Em Foco, 8(5). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/3380

Edição

Seção

Publicações 2017