VIDA DE JOVEM NA EJA

Autores

  • Maria Antonieta Teixeira UEMG - Unidade Cláudio
  • Kamila Ferreira dos Santos

Resumo

O presente artigo é um estudo descritivo, de natureza exploratória, que busca compreender o significado da educação nas vidas dos jovens do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do município mineiro de Cláudio, suas expectativas em relação à escolarização e inserção no mercado de trabalho. Atualmente, a EJA caracteriza-se pelo fenômeno da juvenilização, decorrente das mudanças colocadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), que direcionou o jovem para a educação de jovens e adultos, ao reduzir a idade mínima de 18 para 15 anos, no Ensino Fundamental, e de 21 para 18 anos, no Ensino Médio. O termo Educação de Jovens e Adultos surge nos anos de 1980 em virtude da presença dos jovens nessa modalidade de ensino. Conforme a Lei 9.394/1996, em seu  artigo 37, a EJA constitui uma modalidade de ensino da educação básica para aqueles que, na faixa etária apropriada, não tiveram acesso ou não obtiveram sucesso no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio Regular. Quem são os jovens que frequentam a EJA? Por que os jovens interrompem seus estudos? O que a educação representa em suas vidas? Quais são os seus projetos futuros? Esse conjunto de questões direcionou a pesquisa realizada. Os jovens responderam uma entrevista estruturada que perscrutou os motivos que os obrigam a abandonar a escola e, depois, a retomar os estudos. Argumenta-se que, mesmo com a interrupção dos estudos, os jovens acreditam que a educação seja o meio de melhoria de vida.

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Publicado

29/11/2018

Como Citar

Teixeira, M. A., & dos Santos, K. F. (2018). VIDA DE JOVEM NA EJA. Ciências Gerenciais Em Foco, 8(5). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/3391

Edição

Seção

Publicações 2017