Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Andressa de Oliveira Martins Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Fernando Donizete Alves Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Aline Sommerhalder Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v19i28.1211

Resumo

O objetivo foi identificar jogos e brincadeiras vivenciados pelas crianças assim como compreender os processos educativos desencadeados por essa prática social no contexto do recreio escolar em uma escola pública de São Carlos/SP/BR que atende aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram realizadas oito inserções em observação participante com registros em diários de campo no horário do recreio escolar focando a prática social do brincar de um grupo de treze crianças com idade entre seis e onze anos. Os dados revelaram que o recreio escolar se constituiu em um rico espaço de experiências e aprendizagens das crianças no que diz respeito ao repertório de jogos e brincadeiras e as interações entre as crianças e entre elas e adultos no contexto dessas atividades lúdicas. Destacamos a necessidade de valorização do brincar no tempo e espaço do recreio escolar para a aprendizagem da criança e sua articulação com as práticas pedagógicas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa de Oliveira Martins, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Educativos de Crianças/ CNPq.

Fernando Donizete Alves, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Física Infantil – NEPEFI (CNPq).

Aline Sommerhalder, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Educativos de Crianças/ CNPq.

Downloads

Publicado

27/08/2016

Como Citar

Martins, A. de O., Alves, F. D., & Sommerhalder, A. (2016). Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Educação Em Foco, 19(28), 241–262. https://doi.org/10.24934/eef.v19i28.1211