As cartilhas ¿Quieres Leer? e Queres Ler?: recorrências e diferenças nas notas de orientações aos professores / The primers ¿Quieres Leer? and Queres Ler?: recurrences and differences in notes of guidance to teachers
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1306Palavras-chave:
História da EducaçãoResumo
Este trabalho tem como objetivo fazer uma comparação entre as notas de orientações apresentadas aos professores na obra didática uruguaia ¿Quieres Leer?, de José Henriques Figueira, e na adaptação Queres Ler?, feita por Olga Branca Diva Pereira de Souza. Com o intuito de identificar recorrências e diferenças entre essas notas que buscavam orientar o trabalho docente analisamos dois exemplares: uma edição uruguaia (1943) e uma edição gaúcha (4ª ed., 1931). Em síntese, as análises nos possibilitaram evidenciar que as autoras gaúchas buscaram seguir o mesmo padrão das notas de orientações apresentadas no Quieres Leer?. E, ainda, que a adaptação gaúcha não conservou as orientações mais rigorosas quanto a postura necessária para a escrita e a leitura, por exemplo, o que indica uma diferença existente no que tange a maneira como os/as professores/as deveriam conduzir cada lição no processo de leitura e escrita das crianças.Downloads
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Publicado
18/12/2020
Como Citar
Braga Michel, C., Peres, E., & Amaral da Silveira, A. (2020). As cartilhas ¿Quieres Leer? e Queres Ler?: recorrências e diferenças nas notas de orientações aos professores / The primers ¿Quieres Leer? and Queres Ler?: recurrences and differences in notes of guidance to teachers. Educação Em Foco, 20(32), 145–165. https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1306
Edição
Seção
Artigos
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