As cartilhas ¿Quieres Leer? e Queres Ler?: recorrências e diferenças nas notas de orientações aos professores / The primers ¿Quieres Leer? and Queres Ler?: recurrences and differences in notes of guidance to teachers

Autores

  • Caroline Braga Michel Universidade Federal de Pelotas
  • Eliane Peres Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Alessandra Amaral da Silveira Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1306

Palavras-chave:

História da Educação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fazer uma comparação entre as notas de orientações apresentadas aos professores na obra didática uruguaia ¿Quieres Leer?, de José Henriques Figueira, e na adaptação Queres Ler?, feita por Olga Branca Diva Pereira de Souza. Com o intuito de identificar recorrências e diferenças entre essas notas que buscavam orientar o trabalho docente analisamos dois exemplares: uma edição uruguaia (1943) e uma edição gaúcha (4ª ed., 1931). Em síntese, as análises nos possibilitaram evidenciar que as autoras gaúchas buscaram seguir o mesmo padrão das notas de orientações apresentadas no Quieres Leer?. E, ainda, que a adaptação gaúcha não conservou as orientações mais rigorosas quanto a postura necessária para a escrita e a leitura, por exemplo, o que indica uma diferença existente no que tange a maneira como os/as professores/as deveriam conduzir cada lição no processo de leitura e escrita das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Braga Michel, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na linha de Filosofia e História da Educação, e integrante do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE-UFPel). Mestre em Educação pela Universidade Federal do RIo Grande (FURG).

Eliane Peres, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Licenciada em Pedagogia. Mestre em Educação pela UFRGS. Doutora em Educação pela UFMG. Pós-Doutorado em Educação na University of Illinois (Urbana – Champaign/EUA). É lider do grupo de pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares, CNPq) desde 2006.

Alessandra Amaral da Silveira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e integrante do grupo de pesquisa HISALES. Mestre em Educação pela Universidade Federal do RIo Grande (FURG).

Downloads

Publicado

18/12/2020

Como Citar

Braga Michel, C., Peres, E., & Amaral da Silveira, A. (2020). As cartilhas ¿Quieres Leer? e Queres Ler?: recorrências e diferenças nas notas de orientações aos professores / The primers ¿Quieres Leer? and Queres Ler?: recurrences and differences in notes of guidance to teachers. Educação Em Foco, 20(32), 145–165. https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1306