Formação Docente para a Diversidade e a Inclusão

Autores

  • Margareth Diniz Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v14i18.230

Palavras-chave:

formação docente, subjetividade, diversidade, inclusão.

Resumo

A diversidade presente nas escolas atuais e os constantes questionamentos que se apresentam à educação fazem emergir um novo conhecimento escolar que passa a exigir múltiplas habilidades do(a) professor(a). Que tipo de formação o(a) professor(a) precisa para lidar com tantas situações que envolvem a diversidade e as políticas de inclusão em curso no Brasil? Quais os recursos internos/subjetivos que ele precisa mobilizar em si para ensinar aos alunos? O presente artigo tem como objetivo discutir a formação docente visando às múltiplas situações em que se veem envolvidos durante uma jornada de trabalho, a partir da metodologia da conversação, realizada com grupos de docentes, elucidando em seus resultados o caráter provisório do saber e da formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margareth Diniz, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Professora adjunta de Psicologia da Universidade Federal de Ouro Preto. Integrante do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Educação da UFOP.

Downloads

Publicado

26/02/2012

Como Citar

Diniz, M. (2012). Formação Docente para a Diversidade e a Inclusão. Educação Em Foco, 14(18), 39–55. https://doi.org/10.24934/eef.v14i18.230