Educação e Relações Étnico-Raciais: desafios e perspectivas para o trabalho docente

Autores

  • José Eustáquio de Brito Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v14i18.231

Palavras-chave:

relações raciais, trabalho docente, formação de professores.

Resumo

O avanço das lutas do Movimento Social Negro no contexto da redemocratização da sociedade brasileira oferece o argumento central para o artigo, que reflete acerca do sentido histórico da educação das relações étnico-raciais como forma de enfrentamento do racismo e das desigualdades sociais naturalizadas por essa ideologia. O artigo discute as implicações dessa demanda a partir da aprovação da Lei 10.639/2003, que altera o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação para instituir a obrigatoriedade do ensino de história da África e culturas afro-brasileiras nas etapas e modalidades da educação básica. Conclui-se identificando alguns desafios postos para a atividade dos professores, descrevendo algumas iniciativas no campo da formação docente que têm possibilitado o desenvolvimento de práticas pedagógicas pautadas pelo reconhecimento e valorização da diversidade étnico-racial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Eustáquio de Brito, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais da FaE/UEMG/CBH.

Downloads

Publicado

26/02/2012

Como Citar

de Brito, J. E. (2012). Educação e Relações Étnico-Raciais: desafios e perspectivas para o trabalho docente. Educação Em Foco, 14(18), 57–74. https://doi.org/10.24934/eef.v14i18.231