Pedagogos da SRE-OP: Desvelando o perfil, as escolhas e a formação desses profissionais

Nilzilene Imaculada Lucindo, Regina Magna Bonifácio de Araújo

Resumo


Este artigo resulta de uma pesquisa de Mestrado que buscou conhecer quem são os pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto. O estudo, de abordagem qualitativa, privilegiou a pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Os dados foram coletados por questionário e entrevista e tratados pela análise de conteúdo. Identificamos que a escolha pela Pedagogia teve influência do curso de Magistério e que esses pedagogos são os especialistas de educação que se formaram na vigência do Parecer CFE nº 252/69, quando o curso estava estruturado por habilitações. A formação inicial teve cunho mais teórico que prático, com pouco incentivo à pesquisa e, quanto à formação continuada, os pedagogos hoje se formam participando de cursos, congressos, pesquisando, trocando experiências com outros profissionais e participam, também, das formações ofertadas aos docentes, pois não há uma formação específica para esses sujeitos.


Palavras-chave


Curso de Pedagogia. Pedagogo. Perfil Profissional. Formação de Pedagogos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24934/eef.v22i36.2709

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