Pedagogos da SRE-OP: Desvelando o perfil, as escolhas e a formação desses profissionais

Autores

  • Nilzilene Imaculada Lucindo Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Regina Magna Bonifácio de Araújo Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i36.2709

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia. Pedagogo. Perfil Profissional. Formação de Pedagogos.

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa de Mestrado que buscou conhecer quem são os pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto. O estudo, de abordagem qualitativa, privilegiou a pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Os dados foram coletados por questionário e entrevista e tratados pela análise de conteúdo. Identificamos que a escolha pela Pedagogia teve influência do curso de Magistério e que esses pedagogos são os especialistas de educação que se formaram na vigência do Parecer CFE nº 252/69, quando o curso estava estruturado por habilitações. A formação inicial teve cunho mais teórico que prático, com pouco incentivo à pesquisa e, quanto à formação continuada, os pedagogos hoje se formam participando de cursos, congressos, pesquisando, trocando experiências com outros profissionais e participam, também, das formações ofertadas aos docentes, pois não há uma formação específica para esses sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilzilene Imaculada Lucindo, Universidade do Estado de Minas Gerais

Pedagoga e Mestra em Educação pela UFOP, Pós-Graduada em Gestão de Pessoas com ênfase em Pedagogia Empresarial; Gestão Contemporânea da Educação e em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar. Lecionou no curso de Magistério e no curso de Pedagogia na UFOP e, atualmente, é professora da FAE/UEMG. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente.

Regina Magna Bonifácio de Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Professora, possui Pós-doutoramento pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal, Doutorado em Educação pela UNICAMP, Mestrado em Educação pela UFJF e Graduação em Pedagogia pela PUC-MG. Professora titular do Departamento de Educação e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. Membro do Grupo de Pesquisa FOPROFI e Coordenadora do GEPEJAI.

Downloads

Publicado

02/05/2019

Como Citar

Lucindo, N. I., & Araújo, R. M. B. de. (2019). Pedagogos da SRE-OP: Desvelando o perfil, as escolhas e a formação desses profissionais. Educação Em Foco, 22(36), 29–57. https://doi.org/10.24934/eef.v22i36.2709