Políticas da atenção: um conceito em disputa
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.9456Palabras clave:
Atenção, Ecologia da Atenção, Economia da AtençãoResumen
En la época contemporánea, el problema de la atención ocupa un lugar destacado en los ámbitos de la educación, la psicología, el trabajo y las redes sociales. El objetivo de este artículo es investigar la relación entre el problema de la atención y los diferentes conceptos que se lo disputan en los ámbitos teórico y político.Mediante una revisión bibliográfica, averiguamos la ubicación del problema en la modernidad y discutimos diferentes enfoques de la atención en psicología, ciencias cognitivas y economía de la atención. El enfoque de la Ecología de la Atención de Yves Citton se toma como referencia para un análisis crítico del individualismo metodológico que subyace a los enfoques tradicionales, así como para proponer un concepto de atención asociado a procesos éticos de valoración. Concluimos que el problema de la atención recibe diferentes configuraciones mediante proposiciones teórico-conceptuales que implican, de forma inseparable, diferentes políticas de atención.
Descargas
Citas
ANDLER, Daniel. Introduction aux sciences cognitives. Paris: Gallimard, 1992.
BENTES, Anna. O modelo do gancho e a formação de hábitos: tecnobehaviorismo, capitalismo de vigilância e economia da atenção. Anuario Electrónico de Estudios en Comunicación Social “Disertaciones”, vol.15, n° 2, 2022. DOI: https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.11342
BENTES, Anna. Quase um tique: economia da atenção, vigilância e espetáculo em uma rede social. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2021.
BOULLIER, Dominique. Les industries de l’attention: fidélisation, alerte ou immersion. Réseaux, vol. 2, n° 154, 2009. DOI: https://doi.org/10.3917/res.154.0231
BROADBENT, Donald. Perception and communication. Londres: Pergamon, 1958. DOI: https://doi.org/10.1037/10037-000
CALIMAN, Luciana. Os valores da atenção e a atenção como valor. Em: KASTRUP, Virginia; CALIMAN, Luciana (orgs.). A atenção na cognição inventiva: entre o cuidado e o controle. Porto Alegre: Editora Fi, 2023a.
CALIMAN, Luciana. Os regimes da atenção na subjetividade contemporânea. Em: KASTRUP, Virginia; CALIMAN, Luciana (orgs.). A atenção na cognição inventiva: entre o cuidado e o controle. Porto Alegre: Editora Fi, 2023b.
CALIMAN, Luciana. CITTON, Yves; PRADO, Maria Renata. L’attention médicamentée. La Ritaline à l’école. Presses Universitaires de Rennes, 2023. DOI: https://doi.org/10.4000/13isk
CAMUS, Jean-François. La psychologie cognitive de l’attention. Paris: Armand Colin, 1996.
CANÇADO, Carlos; SOARES, Paulo; CIRINO, Sérgio. O behaviorismo: uma proposta de estudo do comportamento. Em: JACÓ-VILELA, Ana; FERREIRA, Arthur; PORTUGAL, Francisco (orgs.). História da Psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2005.
CITTON, Yves. The ecology of attention. Malden: Polity press, 2017.
CRARY, Jonathan. Suspensões da percepção: atenção, espetáculo e cultura moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
DAVENPORT, Thomas; BECK, John. The Attention Economy: understanding the New Currency of Business. Boston: Harvard Business School Press, 2001.
FESTRÉ, Agnès; GARROUSTE, Pierre. The ‘Economics of Attention’: a new avenue of research in cognitive economics. Research Group in Law, Economics and Management, nº 12, 2012.
FRANCK, Georg. The economy of attention. Journal of Sociology, vol.6, nº 18, 2018.
GOLDHABER, Michael. The Attention Economy and the Net. 1997. First Monday, www.firstmonday.org/ojs/index.php/fm/article/view/519/440, acessado em 13 de Abril de 2023. DOI: https://doi.org/10.5210/fm.v2i4.519
GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1990.
KASTRUP, Virginia; CALIMAN, Luciana. A atenção na cognição inventiva: entre o cuidado e o controle. Porto Alegre: Editora Fi, 2023. DOI: https://doi.org/10.22350/9786559176960
KASTRUP, Virginia; TEDESCO, Silvia; PASSOS, Eduardo. Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MANOVICH, Lev. The Labor of Perception. Manovich, www.manovich.net/index.php/projects/the-labor-of-perception. 1995, acessado em 13 de abril de 2023.
MIALET, Jean-Paul. L’attention – Que sais-je? Paris: Presses Universitaires de France, 1999.
NAESS, Arne. Écologie, communauté et style de vie. Paris: Dehors, 2008.
PIETERS, Rik; WEDEL, Michel. Goal Control of Attention to Advertising: The Yarbus Implication. Journal of Consumer Research, vol.34, 2007. DOI: https://doi.org/10.1086/519150
PIETERS, Rik;; WARLOP, Luk. Visual attention during brand choice: The impact of time pressure and task motivation. International Journal of Research in Marketing, vol.16, 1999. DOI: https://doi.org/10.1016/S0167-8116(98)00022-6
PIETERS, Rik;; ROSBERGEN, Edward; WEDEL, Michel. Visual attention to repeated print advertising: A test of scanpath theory. Journal of Marketing Research, vol.36, nº 4, 1999. DOI: https://doi.org/10.2307/3151998
ROUVROY, Antoinette; BERNS, Thomas. Governamentalidade algorítmica e perspectivas de emancipação: o díspar como condição de individuação pela relação? Em: BRUNO, Fernanda; CARDOSO, Bruno; KANASHIRO, Marta; GUILHON, Luciana; MELGAÇO, Lucas (orgs.). Tecnopolíticas da vigilância: perspectivas da margem. São Paulo: Boitempo, 2018.
SADE, Christian; KASTRUP, Virginia. Atenção a si: da auto-observação à autoprodução. Estudos de Psicologia, vol.16, nº 2, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2011000200004
SIMON, Herbert. Designing organizations for an information-rich world. Em: GREENBERGER, Martin. Computers, Communication, and the Public Interest. Baltimore: The Johns Hopkins Press, 1971.
STERNBERG, Robert. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2008.
STRAPASSON, Bruno Angelo; DITTRICH, Alexandre. O Conceito de “Prestar Atenção” para Skinner. Psicologia: Teoria e Pesquisa, vol.24, nº 4, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722008000400016
VARELA, Francisco. Conocer. Las ciencias cognitivas: tendencias y perspectivas. Cartografia de las ideas actuales. Barcelona: Gedisa Editorial, 2005.
VARELA, Francisco; SHEAR, Jonathan. First-person accounts: why, what, and how. Journal of Consciousness Studies, vol.6, nº 2-3, 1999.
ZUBOFF, Shoshana. Big other: capitalismo de vigilância e perspectivas para uma civilização da informação. Em: BRUNO, Fernanda; CARDOSO, Bruno; KANASHIRO, Marta; GUILHON, Luciana; MELGAÇO, Lucas (orgs.). Tecnopolíticas da vigilância: perspectivas da margem. São Paulo: Boitempo, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.











