O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Darcisio Natal Muraro UEL

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.2767

Palavras-chave:

Interesse. Democracia. Educação. Filosofia

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar o papel do interesse na concepção de democracia e educação desenvolvidas por John Dewey. A questão que orienta nossa pesquisa consiste em compreender o que é o interesse na perspectiva de Dewey e como ele se constitui como conceito basilar para pensar a democracia e a educação? O desenvolvimento da questão exige explicitar o critério encontrado pelo autor para balisar a democracia que são os interesses compartilhados. Este passo nos motiva a compreender como o autor situa a gênese do interesse a partir do conceito de imaturidade como capacidade de aprender continuamente. O interesse, como cariz da liberdade e educabilidade humana, é a possibilidade de uma educação por meio da democracia. Decorre do exposto que a metodologia que ampara a pesquisa consiste de análise desta trama conceitual construída pelo autor por meio do estudo bibliográfica nas principais obras do autor.

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Biografia do Autor

Darcisio Natal Muraro, UEL

Prof. do Dpto. de Educação da UEL, área Filosofia e Educação.

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Publicado

27/12/2019

Como Citar

Muraro, D. N. (2019). O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃO. Educação Em Foco, 22(38), 66–90. https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.2767