Educação escolar em perspectivas foucaultianas: um estudo do sujeito e do poder.

Autores

  • Kaliny Ferraz Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/Marília).
  • Pedro Angelo Pagni

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.2774

Palavras-chave:

Saber-Poder, Educação, Foucault

Resumo

Foucault ensinou que o sujeito é constituído e esse fenômeno ocorre, essencialmente, nas instituições, através de relações de poder. A Escola é a instituição mais evidente, pois os alunos permanecem desde pequenos até a maturidade, ou seja, a escola moderna não somente molda um sujeito, mas sim, toda uma sociedade. Essas relações de poder se fundamentam no binômio saber-poder em que as práticas discursivas constituem um regime que impõe o que é saber e o poder disciplinar atua nas instituições por meio de práticas que visam a docilização dos corpos. Logo, a Escola tem seu efeito de assujeitamento do indivíduo, pois é reconhecida como detentora do saber por meio de seus discursos e suas vivências resultam na docilização dos corpos. Destarte, a partir de conceitos da fase genealógica como saber-poder e governamentalidade, o artigo visa elucidar como as práticas subjetivantes e o poder disciplinador estão inseridas no cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaliny Ferraz, Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/Marília).

Licenciada em História (2017) pela Faculdade de Ciências e Letras (UNESP/Assis), graduanda em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/Marília) na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação.

Pedro Angelo Pagni

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), doutorado em Educação (1999) e Livre-docência em Filosofia da Educação (2011) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Downloads

Publicado

27/12/2019

Como Citar

Ferraz, K., & Pagni, P. A. (2019). Educação escolar em perspectivas foucaultianas: um estudo do sujeito e do poder. Educação Em Foco, 22(38), 91–112. https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.2774