“Die schwarze Lehrerin aus Ribeirão Wunderwald”: uma professora construtivista

Autores

  • Maria Aparecida Clemêncio Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Vera Lucia Gaspar da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.3057

Palavras-chave:

história da profissão docente, afrodescendência, formação docente, trajetória profissional

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos da história da profissão docente através da trajetória escolar e da carreira profissional da professora Tânia Maria da Silva, afrodescendente de Blumenau (SC). Para a escrita deste texto lança-se mão do recurso narrativa biográfica para dar visibilidade aos episódios narrados e atribuir-lhes significados  analisando-os de modo contextualizado. Considera-se aqui que a memória não pode ser vista somente no campo da subjetividade, já que as experiências estão situadas num contexto histórico-cultural. O professorado foi elemento fundamental no projeto de expansão do ensino, em meados do século XX, articulado ao plano governamental de modernização do país eivado de ideais e de esperanças sociais, econômicas e políticas. Se por um lado há um projeto estatal, que estabelece grandes linhas para formação e para o ingresso, também é necessário reconhecer que cada um viveu a experiência de escolarização e de atuação de modo particular.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Clemêncio, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora, Técnica em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Práticas Escolares, certificado pelo CNPq.

Vera Lucia Gaspar da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora, Professora Associada do quadro Permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Práticas Escolares, certificado pelo CNPq.

Downloads

Publicado

27/12/2019

Como Citar

Clemêncio, M. A., & da Silva, V. L. G. (2019). “Die schwarze Lehrerin aus Ribeirão Wunderwald”: uma professora construtivista. Educação Em Foco, 22(38), 158–179. https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.3057