PLACAS COM A NOTA DO IDEB NA FACHADA DAS ESCOLAS EM MINAS GERAIS: OS ESCORES DE RENDIMENTO ANTE A COMPLEXIDADE DA REALIDADE ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.3289

Palavras-chave:

Qualidade da educação. Avaliação em larga escala. Escores de rendimento.

Resumo

Este texto é um recorte de uma tese de doutorado que analisou o monitoramento da qualidade da educação em Minas Gerais. A pesquisa qualitativa contou com entrevistas de 15 profissionais da educação e observação direta em uma escola pública da rede estadual de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Diferentemente da tese, em que se apresentam os sujeitos e o ambiente da pesquisa e se realiza a análise dos dados em conjunto, neste texto apresentam-se recortes das falas desses sujeitos, com o propósito de discutir a afixação das placas com as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na fachada das escolas. Emergem como questões para as políticas educacionais a desconfiança dos professores em relação à sintetização da realidade escolar em um único índice exibido à comunidade externa de forma descontextualizada.

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Biografia do Autor

Abelardo Bento Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em educação pela USP; Pedagogo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

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Publicado

27/12/2019

Como Citar

Araújo, A. B. (2019). PLACAS COM A NOTA DO IDEB NA FACHADA DAS ESCOLAS EM MINAS GERAIS: OS ESCORES DE RENDIMENTO ANTE A COMPLEXIDADE DA REALIDADE ESCOLAR. Educação Em Foco, 22(38), 241–259. https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.3289