Avaliações externas e sua relação com o trabalho docente, na perspectiva de atores da escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3744

Palavras-chave:

Avaliação Externa. SIMAVE. Trabalho Docente. Cotidiano Escolar.

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa que teve por objetivo analisar a relação entre o SIMAVE/PROEB e o trabalho docente, a partir da compreensão de diferentes atores de escolas estaduais pertencentes à Superintendência Regional de Ensino de Muriaé (SRE/Muriaé). A opção pelo SIMAVE como exemplo de avaliação externa deve-se à capilaridade do Sistema Mineiro de Avaliação sobre as escolas públicas do Estado de Minas Gerais. Os resultados obtidos apontam, dentre outros fatores, para uma significativa interferência desse instrumento avaliativo sobre o trabalho docente e sobre o cotidiano das escolas. Destacamos a importância da avaliação e, especificamente, das avaliações externas no contexto educacional, mas evidenciamos a urgente necessidade de se elaborar uma metaavaliação com profunda reflexão dos diferentes atores escolares, sobre o seu papel, a sua contribuição para a educação e a sua validade como instrumento de melhoria da educação.

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Biografia do Autor

Filippe Rocha Dutra

Professor da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade
Federal de Viçosa (UFV).

Alvanize Valente Fernandes Ferenc, Universidade Federal de Viçosa

Professora Associada do Departamento de Educação/UFV; Doutora em Educação/ UFSCar e UP/ Porto, Portugal; Pós-doutora pela FaE/UFMG. Tem explorado como principais temas de pesquisa: formação de professores; avaliação da aprendizagem; trabalho e condições de trabalho docente.

 

Joyce Wassem, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-doutoranda em educação pela UFES, bolsista FAPES/CAPES edital N. 010/2018 - PROFIX 2018. Pós-doutora em educação pela UFV e Doutora em educação pela UNICAMP.

 

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Publicado

26/05/2020

Como Citar

Rocha Dutra, F., Ferenc, A. V. F., & Wassem, J. (2020). Avaliações externas e sua relação com o trabalho docente, na perspectiva de atores da escola pública. Educação Em Foco, 23(39), 188–205. https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3744