ASPECTOS DA GESTÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: as perspectivas da burocracia no MST.

Autores

  • Arlete Ramos dos Santos
  • Gilvan dos Santos Souza

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a gestão educacional sob o enfoque daburocracia estatal capitalista como elemento de contradição no MovimentoSem Terra (MST), tendo em vista que esse movimento luta pelo socialismo.O local de pesquisa foi a Escola Municipal Emiliano Zapata, município deBarra do Choça, BA. Para tanto, buscou-se identificar os instrumentos daburocracia estatal capitalista existentes na escola mencionada; analisar sea gestão implementada na escola é autoritária ou democrática, e descobrirquais os desafios e conflitos vivenciados pelo gestor da educação no MST,uma vez que ele faz os papéis de diretor/coordenador junto à burocraciaestatal, na qual predomina o capitalismo, e de militante junto ao setor deeducação do movimento, cuja predominância é o socialismo.

Palavras-chave: Burocracia. Gestão. Movimento Sem Terra.

Biografia do Autor

Arlete Ramos dos Santos

Pedagoga (UESB), Mestre (UFMG), Doutoranda (UFMG), Professora Assistenteda UESC.

Gilvan dos Santos Souza

Pedagogo (UESB), Professor do Projeto Escola Mais (Rede Municipal de Vitóriada Conquista – BA).

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Publicado

2011-11-01

Como Citar

Santos, A. R. dos, & Souza, G. dos S. (2011). ASPECTOS DA GESTÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: as perspectivas da burocracia no MST. Perspectivas Em Políticas Públicas, 4(8), 25–52. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/915

Edição

Seção

Artigos