ASPECTOS DA GESTÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: as perspectivas da burocracia no MST.

Autores/as

  • Arlete Ramos dos Santos
  • Gilvan dos Santos Souza

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar a gestão educacional sob o enfoque daburocracia estatal capitalista como elemento de contradição no MovimentoSem Terra (MST), tendo em vista que esse movimento luta pelo socialismo.O local de pesquisa foi a Escola Municipal Emiliano Zapata, município deBarra do Choça, BA. Para tanto, buscou-se identificar os instrumentos daburocracia estatal capitalista existentes na escola mencionada; analisar sea gestão implementada na escola é autoritária ou democrática, e descobrirquais os desafios e conflitos vivenciados pelo gestor da educação no MST,uma vez que ele faz os papéis de diretor/coordenador junto à burocraciaestatal, na qual predomina o capitalismo, e de militante junto ao setor deeducação do movimento, cuja predominância é o socialismo.

Palavras-chave: Burocracia. Gestão. Movimento Sem Terra.

Biografía del autor/a

Arlete Ramos dos Santos

Pedagoga (UESB), Mestre (UFMG), Doutoranda (UFMG), Professora Assistenteda UESC.

Gilvan dos Santos Souza

Pedagogo (UESB), Professor do Projeto Escola Mais (Rede Municipal de Vitóriada Conquista – BA).

Publicado

2011-11-01

Cómo citar

Santos, A. R. dos, & Souza, G. dos S. (2011). ASPECTOS DA GESTÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: as perspectivas da burocracia no MST. Perspectivas De Las políticas Públicas, 4(8), 25–52. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/915

Número

Sección

Artigos