Um estudo sobre representações sociais do Assistente Social construídas por estudantes do Ensino Médio Integrado
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7954Palavras-chave:
Assistente Social. Educação Profissional e Tecnológica. Representações Sociais.Resumo
Neste artigo, analisamos as representações sociais do Assistente Social na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) construídas por estudantes dos cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – campus Belo Jardim. O referencial da pesquisa é a Teoria das Representações Sociais, originada por Serge Moscovici. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em duas etapas. Na primeira, utilizamos a entrevista semiestruturada e tivemos a participação de oito estudantes. Na segunda, em que participaram cinco estudantes da primeira etapa, utilizamos o grupo focal. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Os resultados mostraram que os(as) estudantes representam o Assistente Social como o profissional que informa e tira dúvidas. Esse conteúdo representacional está relacionado às relações que os(as) estudantes construíram com o Assistente Social.
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