Um estudo sobre representações sociais do Assistente Social construídas por estudantes do Ensino Médio Integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7954

Palavras-chave:

Assistente Social. Educação Profissional e Tecnológica. Representações Sociais.

Resumo

Neste artigo, analisamos as representações sociais do Assistente Social na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) construídas por estudantes dos cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – campus Belo Jardim. O referencial da pesquisa é a Teoria das Representações Sociais, originada por Serge Moscovici. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em duas etapas. Na primeira, utilizamos a entrevista semiestruturada e tivemos a participação de oito estudantes. Na segunda, em que participaram cinco estudantes da primeira etapa, utilizamos o grupo focal. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Os resultados mostraram que os(as) estudantes representam o Assistente Social como o profissional que informa e tira dúvidas. Esse conteúdo representacional está relacionado às relações que os(as) estudantes construíram com o Assistente Social. 

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Biografia do Autor

MARIA RITA VALÕES DA SILVA, Instituto Federal de Pernambuco

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT/Campus Olinda (2023). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2010). Especialização em Gestão de Políticas Públicas pela Faculdade Integrada Tiradentes - FITS (2013). Atualmente é assistente social do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Pesqueira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Assistência Estudantil.

ANDREZA MARIA DE LIMA, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

Possui doutorado em Educação (2017). Atualmente, é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) no IFPE - campus Olinda. Tem experiência na área de Educação. Desenvolve pesquisas orientadas pela Teoria das Representações Sociais, cunhada por Serge Moscovici.

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Publicado

22/08/2024

Como Citar

Valões da Silva, M. R., & MARIA DE LIMA, A. (2024). Um estudo sobre representações sociais do Assistente Social construídas por estudantes do Ensino Médio Integrado . Educação Em Foco, 27(52), 1–24. https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7954