El lugar de la educación física en la enseñanza secundaria:
estado de la cuestión 2013 a 2023
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8033Palabras clave:
Abordagens Pedagógicas, Conteúdos., Estratégias de ensino.Resumen
Este estudo teve como objetivo analisar o lugar da Educação Física no ensino médio. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, do tipo “estado da arte”, através de um recorte temporal entre os anos de 2013 a 2023. Utilizamos uma metodologia qualitativa com base na análise de conteúdo de Bardin (2016). A investigação elegeu 20 pesquisas (uma tese, cinco dissertações e 14 artigos). Neste estudo, foram analisadas três categorias: i) as abordagens pedagógicas de ensino de Educação Física; ii) os conteúdos desenvolvidos nas aulas; iii) as estratégias de ensino. Como resultado, observamos que a Educação Física busca seu lugar na escola. Com relação às abordagens pedagógicas, notamos a superação do modelo tecnicista/esportivista e biologista; quanto aos conteúdos, os professores buscam desenvolver atividades da Cultura Corporal de Movimento e, com relação às estratégias de ensino, eles vêm desenvolvendo estratégias variadas, utilizando as metodologias ativas.
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