Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Edição atual
Edições anteriores
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Ficha Catalográfica
Contato
Declaração de Privacidade
Submissões
Diretrizes para autores
Diretrizes para Dossiê temático
Processo de avaliação dos artigos
Pareceristas
2019
2020
2021
2022
2023
Anúncios
TEMPLATES
Indexadores e Buscadores
Buscar
Periódicos UEMG
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 28 n. 54 (2025): Educação em Foco
v. 28 n. 54 (2025): Educação em Foco
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54
Publicado:
07/03/2025
Artigos
PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE:
um mau compartilhado entre Brasil e Espanha
Prof. Alan Cordeiro, Dr. Antônio, Prof. Gustavo
1-16
PDF
English (English)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8689
JOGOS E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO NA INFÂNCIA:
estratégias lúdicas na Educação Infantil
José Carlos Miguel, Aléxia Vitória Santos
1-24
PDF
English (English)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8309
POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA):
posicionamentos da ABAlf sobre os possíveis retrocessos da PNA
Priscilla de Freitas Mafra, Lourival José Martins Filho
1-23
PDF
English (English)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8170
Considerações sobre a avaliação da pós-graduação stricto sensu nacional no contexto do quadriênio 2017-2020
Flavia Nemer, Patricia Monteiro
1-19
PDF
English (English)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8485
Impacto da Residência Pedagógica na Identidade Docente de Professores de Ciências Biológicas em Tempos de Pandemia
um estudo em uma Universidade Mineira
Ellen Maria SANTOS PORTELA, Gabriel Gerber Hornink
1-31
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8652
Implicações da pandemia do coronavírus na relação pedagógica entre professores e estudantes na universidade
Fabrício Oliveira da Silva, Thauan Nery Braga da Silva
1-22
PDF
English (English)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8324
CARACTERIZAÇÃO DOCENTE:
análise dos microdados do Censo Escolar
Marcela, Cláudia GOMES
1-32
PDF
English (English)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8082
Uma análise sobre como docentes e familiares percebem uns aos outros em um centro de Educação Infantil de Lages, SC
Maive Cardoso Padilha Ventura, Jaime Farias Dresch
1-23
PDF
English (English)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8225
Leitura literária afro-brasileira na educação infantil e suas contribuições numa prática sociocultural
Sarah Luz da Conceição, Cristiane Dias Martins da Costa, Joelson de Sousa Morais, Jose Carlos Aragão Silva
1-26
PDF
English (English)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.7751
O LUGAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO:
estado da arte 2013 a 2023
Marcela de Melo FERNANDES; Andreia Aparecida Guimarães STROHSCHOEN
1-31
PDF
English (English)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8033
EXTENSÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA:
a Universidade Federal de Roraima frente ao processo migratório venezuelano
Paula Roberta Sousa da Silva, Sandra Buenafuente, Ana Lúcia
1-21
PDF
English (English)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8177
CONHECIMENTOS BASE E A FORMAÇÃO DOCENTE:
concepções de formadoras sobre as aulas de Botânica na Educação a Distância
PERCIA PAIVA BARBOSA, SUZANA URSI
1-31
PDF
English (English)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8513
REFORMA DO ENSINO MÉDIO:
contexto, implicações e retrocessos iluminados pelo positivismo no silenciamento das diferenças
Tassio Acosta, Gabriel, José Raimundo
1-25
PDF
English (English)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8383
GRANDE HERA! OS HERÓIS CHEGARAM NA SALA DE AULA:
uma revisão sistemática de literatura
Mônica Gabrielly Teixeira de Barros Boanafina, Regiane Sbroion de Carvalho
1-27
PDF
English (English)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8321
METODOLOGIAS ATIVAS EMANCIPATÓRIAS E AUTONOMIA ESTUDANTIL NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO:
estado da arte
Marcio Santos, Amanda Melo
1-31
PDF
English (English)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8107
Considerações acerca do conceito de emancipação em Paulo Freire, Augusto Boal e Jacques Rancière
Patricia Wiersbitzki, Carmen Lucia Capra, Leonardo Marques Kussler
1-18
PDF
English (English)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8246
Análise ambiental do rio Tracunhaém atrelada ao ensino de Geografia
Ricardo Pedro da Silva, Helena Paula de Silva, Anderson José da Silva Fonseca
1-25
PDF
English (English)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.7788
TRAJETÓRIAS DOCENTES E DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIDADE:
a busca por marcos provocadores de mudanças
Silvana Soares de Araújo MESQUITA, Simone Henriques GonçalveS LIMA
1-27
PDF
English (English)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.7900
A Avaliação do Processo de Inclusão do Público-Alvo da Educação Especial
Ana Caroline Silva Maisto, Andreia Zanella, Andrea Cristina Konrath
1-28
PDF
English (English)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8207
Relato de experiência
UM RELATO SOBRE A TRAJETÓRIA DA MULHER NEGRA NO BRASIL:
proposições decoloniais para um percurso antirracista e de empoderamento feminino
JANNEYDE DA SILVA, Aldieris Braz Amorim Caprini, Celio Moacir dos Santos
1-25
PDF
English (English)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8364
Dossiê Justiça, Educação e Movimentos Sociais.
POLÍTICAS DA AMIZADE E INFÂNCIA. DIZER "SIM" A QUEM CHEGA:
a possibilidade da hospitalidade na escola
Eduardo Rezende Melo, Flávia Inês Schilling , Maria José de Rezende
1-27
PDF
English (English)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8574
MULHERES NA PÓS-GRADUAÇÃO;
conquistas e desafios à equidade
Pamella Carvalho, Daniela Auad
1-18
PDF
English (English)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.9210
Justiça e educação no debate da filosofia política contemporânea
Rubens Luiz Rodrigues
1-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8659
CANTIGAS E LOAS DE MESTRAS NEGRAS DA CULTURA POPULAR AFRO-BRASILEIRA:
por uma pedagogia engajada radical de/com mulheres
Vanessa Soares dos Santos, Viviane Melo de Mendonça
1-19
PDF
English (English)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8603
COMO SOBREVIVER À QUENTURA?
Feminismos e estéticas contracoloniais em tempos distópicos
Karla Bessa , Vanda Aparecida da Silva
1-31
PDF
English (English)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8570
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Palavras-chave
indexadores
Indexadores e buscadores
redes
Redes sociais