A Avaliação do Processo de Inclusão do Público-Alvo da Educação Especial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8207

Palabras clave:

Educación Especial, Evaluación Educativa, Gestión Educativa, Historia de la Educación

Resumen

Este artículo aborda el proceso de inclusión en la educación especial, centrándose en su trayectoria histórica y la evaluación de su calidad. Primero, se ofrece una contextualización histórica de la educación especial en Brasil, resaltando los hitos que han contribuido a consolidarla desde una perspectiva inclusiva. Luego, mediante una revisión sistemática de la literatura, se presentan los componentes fundamentales que deben considerarse en la evaluación de la calidad de la inclusión en la educación especial. Los resultados indican que la consistencia de las políticas educativas, la participación comunitaria, la asignación presupuestaria para promover la inclusión, el acceso a redes educativas inclusivas, la formación y capacidad docente, las adaptaciones en el entorno escolar, el desarrollo efectivo de la gestión escolar y la promoción de una cultura inclusiva son los componentes más relevantes para llevar a cabo una evaluación de la calidad de la inclusión en la educación especial.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Caroline Silva Maisto, UFSC

Mestre pela Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação da UFSC (2023). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006). Atualmente ocupa o cargo de Professora Auxiliar de Educação Especial na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. 

Andreia Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Andreia Zanella é graduada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (2004) e especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Em 2008, recebeu o grau de mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria. Em 2014, recebeu o grau de doutora em Engenharia Industrial e Gestão pela Faculdade Engenharia da Universidade do Porto. Trabalhou como professora substituta no Departamento de Estatística da Universidade Federal de Santa Maria entre 2007 e 2009. Foi professora assistente convidada e bolsista de pós-doutorado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora permanente no Programa de Pós-graduação em Métodos e Gestão em Avaliação (PPGMGA) da UFSC.

Andrea Cristina Konrath, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Trabalhou como docente na área de Estatística na Universidade do Vale do Itajaí, (UNIVALI), no período de março de 2007 a janeiro de 2009, e no Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no período de fevereiro de 2009 a julho de 2011, também na área de Estatística. Desde agosto de 2011 é professora adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pertencendo ao Departamento de Informática e Estatística, na qual ministra disciplinas de Estatística na graduação e pós-graduação.

Citas

ALEKHINA, S. V.; MEL'NIK, Y. V.; SAMSONOVA, E. V.; SHEMANOV, A. Y. The expert assessing of inclusive process parameters in education. Clinical Psychology and Special Education, v. 9, n. 2, p. 62-78, 2020. DOI: https://doi.org/10.17759/cpse.2020090203

ALEKSANDROVICH, R. N.; GENNADIEVNA, R. A. Monitoring the effectiveness of inclusive practices. Novosibirsk State Pedagogical University Bulletin, v. 6, n. 1, p. 7-22, 2016. DOI: https://doi.org/10.15293/2226-3365.1601.01

AL-MANABRI, M.; AL-SHARHAN, A.; ELBEHERI, G.; JASEM, I. M.; EVERATT, M. Supporting teachers in inclusive practices: collaboration between special and mainstream schools in Kuwait. Preventing School Failure, v. 57, n. 3, p. 130-134, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/1045988X.2013.794325

ALNAHDI, G. H. Rasch validation of the Arabic version of the Teacher Efficacy for Inclusive Practices (TEIP) scale. Studies in Educational Evaluation, v. 62, p. 104-110, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2019.05.004

AMETEPEE, L. K.; ANASTASIOU, D. Special and inclusive education in Ghana: status and progress, challenges and implications. International Journal of Educational Development, v. 41, p. 143-152, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2015.02.007

BOOTH, T.; AINSCOW, M. Index for Inclusion: Developing learning and participation in schools. 3. ed. Bristol: CSIE, 2011.

BRASIL. A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEESP), 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Decreto nº 3298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei nº 7853, de 24 de outubro de 1989. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Brasília, DF: MEC; SEESP, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC; SEESP, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC; SEESP, 2008.

BRASIL. Plano Nacional de Educação PNE 2001-2011. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2001.

BRASIL. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2014.

BRASIL. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, DF: Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação, 2009.

CABRAL, K. M.; DI GIORGI, C. A. G. O direito à qualidade da educação básica no Brasil: uma análise da legislação pertinente e das definições pedagógicas necessárias para uma demanda judicial. Educação (Porto Alegre), v. 35, n. 1, p. 116-128, jan./abr. 2012.

CAPELLINI, V. L. M. F.; MENDES, E. G. História da Educação Especial: em busca de um espaço na história da educação brasileira. VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas, 2006. Disponível em: https://histedbrantigo.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario7/TRABALHOS/V/Vera%20lucia%20messias%20fialho%20capellini.pdf. Acesso em: nov. 2023.

CARVALHO, C. L. de; SALERNO, M. B.; DE ARAÚJO, P. F. A educação especial nas leis de diretrizes e bases da educação brasileira: uma transformação em direção à inclusão educacional. Horizontes - Revista de Educação, v. 3, n. 6, p. 34–48, 2015. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5099. Acesso em: 26 jul. 2023.

COVELLI, A.; LUCIA, D. A. The quality of inclusive education in Italy: The view of teachers in training for inclusive education of pupils with special educational needs. Alter – European Journal of Disability Research, v. 14, n. 3, p. 175-188, set. 2020.

DUCHNOWSKI, A. J.; KUTASH, K.; OLIVEIRA, B. A systematic examination of school improvement activities that include special education. Remedial and Special Education, v. 25, n. 2, p. 117-129, mar./abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.1177/07419325040250020601

ECHEITA, G.; SIMÓN, C.; SANDOVAL, M.; MUÑOZ, Y. Developing learning and participation in schools: using the Index for inclusion in Spain lessons learned and common challenges. International Journal of Learning and Change, v. 15, n. 4, p. 329-344, 2023. DOI: https://doi.org/10.1504/IJLC.2023.132133

ELBAUM, B. Challenges in interpreting accountability results for schools’ facilitation of parent involvement under IDEA. Journal of Disability Policy Studies, v. 24, n. 4, p. 206-217, 2014. DOI: https://doi.org/10.1177/1044207312461947

ELKINS, J. Evaluating special education programs in Australia: A partnership between government and voluntary organizations. Studies in Educational Evaluation, v. 11, n. 1, p. 43-53, 1985. DOI: https://doi.org/10.1016/0191-491X(85)90032-X

ENGELBRECHT, P.; OSWALD, M.; FORLIN, C. Promoting the implementation of inclusive education in primary schools in South Africa. British Journal of Special Education, v. 33, n. 3, p. 121-129, 2006. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8578.2006.00427.x

FERNÁNDEZ-ARCHILLA, J. A. et al. Validation of the index for inclusion questionnaire for compulsory secondary education students. Sustainability (Switzerland), v. 12, n. 6, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/su12062169. DOI: https://doi.org/10.3390/su12062169

GRIMES, P. A quality education for all - A history of the Lao PDR Inclusive Education Project, 1993-2009. Norway: Save the Children, 2010. Disponível em: https://www.eenet.org.uk/resources/docs/A_Quality_Education_For_All_LaoPDR.pdf. Acesso em: nov. 2023.

GUEDES, L. C. Educação inclusiva e educação em valores humanos. O relato de uma experiência com licenciandos frente às demandas educativas de pessoas com deficiência. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (Educon), 8., 18-20 set. 2014, São Cristóvão, SE. Anais [...] São Cristóvão, SE: EDUCON, 2014. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10094/21/21.pdf. Acesso: jul. 2023.

HAVEL, J.; KRATOCHVILOVA, J. Maximum expectation from pupils - one of the characteristic features of inclusion. Procedia Social and Behavioral Sciences, v.141, p. 331-336, 2014. DOI: 10.1016/j.sbspro.2014.05.057. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.05.057

HEUNG, V. Can the introduction of an inclusion index move a system forward? International Journal of Inclusive Education, v. 10, n. 4-5, p. 309-322, 2006. DOI: https://doi.org/10.1080/13603110500430674

KOSTER, M.; MINNAERT, A.; NAKKEN, H.; PIJL, S. J. Assessing social participation of students with special needs in inclusive education: validation of the Social Participation Questionnaire. Journal of Psychoeducational Assessment, v. 29, n. 3, p. 199-213, 2011. DOI: https://doi.org/10.1177/0734282910384065

LAW, N.; NIEDERHAUSER, D. S.; CHRISTENSEN, R.; SHEAR, L. A multilevel system of quality technology-enhanced learning and teaching indicators. Journal of Educational Technology & Society, v. 19, n. 3, p. 72-83, 2016.

LOREMAN, T.; FORLIN, C.; SHARMA, U. Measuring indicators of inclusive education: A systematic review of the literature. In: Measuring Inclusive Education (International Perspectives on Inclusive Education). Vol. 3. Bingley: Emerald Group Publishing Limited, 2014. p. 165-187. DOI: https://doi.org/10.1108/S1479-363620140000003024. DOI: https://doi.org/10.1108/S1479-363620140000003024

MANTOAN, M. T. E. A educação especial no Brasil: da exclusão à inclusão escolar. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), v. 25, 2002.

MANTOAN, M. T. E. Educação especial na perspectiva inclusiva: o que dizem os professores, dirigentes e pais. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 2, n. 1, 2015. DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n1.5169

MÁRQUEZ, C.; SANDOVAL, M.; SÁNCHEZ, S.; SIMÓN, C.; MORIÑA, A.; MORGADO, B.; MORENO-MEDINA, I.; GARCÍA, J. A.; DÍAZ-GANDASEGUI, V.; ELIZALDE SAN MIGUEL, B. Evaluation of inclusion in higher education through indicators. REICE – Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 19, n. 3, p. 33-51, 2021. DOI: https://doi.org/10.15366/reice2021.19.3.003

MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.

MELETTI, S. M. F.; RIBEIRO, K. Indicadores educacionais sobre a educação especial no Brasil. Caderno Cedes (Campinas), v. 34, n. 93, p. 175-189, maio/ago. 2014. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/. Acesso: jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622014000200003

MIRANDA, A. A. B. Educação Especial no Brasil: desenvolvimento histórico. Cadernos de história da educação, v. 7, 2008.

MIRANDA, A. A. B. História, deficiência e educação especial. Revista HISTEDBR On-line (Campinas), v. 15, p. 1-7, 2004.

PLETSCH, M. D.; SOUZA, F. F. de. Educação comum ou especial? Análise das diretrizes políticas de educação especial brasileiras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Araraquara), v. 16, n. esp2, p. 1286–1306, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15126. Acesso em: 27 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp2.15126

RUPPAR, A. L.; ROBERTS, C. A.; OLSON, A. J. Perceptions about expert teaching for students with severe disabilities among teachers identified as experts. Research & Practice for Persons with Severe Disabilities, v. 42, n. 2, p. 121-135, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/1540796917697311

SANTOS, M. P. dos; NASCIMENTO, A. G. do; ROCHA MOTTA, E. da; CARNEIRO, L. A. B. Index for inclusion as a researchtool: A critical analysis. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, n. 4, p. 485-496, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382014000400002

SHARMA, U.; JITOKO, F.; MACANAWAI, S. S.; FORLIN, C. How do we measure implementation of inclusive education in the pacific islands? A process for developing and validating disability-inclusive indicators. International Journal of Disability, Development & Education, v. 65, n. 6, p. 614-630, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/1034912X.2018.1430751

SILVA, A. M. da. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Editora IBPEX, 2010.

SILVA, C. L.; GARCEZ, L. Educação Inclusiva. Vol. 3. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.

UNESCO. Declaração de Direitos das Pessoas com Deficiência. Nova York: Assembleia Geral da ONU, 1975.

UNESCO. Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha: UNESCO, 1994.

VAUGHAN, M. An index for inclusion. European Journal of Special Needs Education, v. 17, n. 2, p. 197-201, 2002. DOI: https://doi.org/10.1080/08856250210139316

YAZICIOGLU, T.; DODUR, H. M. S. Exploring parental experiences in inclusive education for children with intellectual disabilities. International Journal of Developmental Disabilities, p. 1-11, 2023. DOI: 10.1080/20473869.2023.2280861. DOI: https://doi.org/10.1080/20473869.2023.2280861

Publicado

2025-03-18

Cómo citar

Maisto, A. C. S., Zanella, A., & Konrath, A. C. (2025). A Avaliação do Processo de Inclusão do Público-Alvo da Educação Especial. Educação Em Foco, 28(54), 1–28. https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8207