Considerações acerca do conceito de emancipação em Paulo Freire, Augusto Boal e Jacques Rancière

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8246

Palavras-chave:

Emancipação, Educação freiriana, Educação não escolar, Teatro do oprimido

Resumo

O objetivo deste artigo é aproximar o conceito de emancipação tratado em obras de Jacques Rancière, Paulo Freire e Augusto Boal. O estudo integrou a pesquisa de Mestrado Profissional em Educação sobre possíveis cenas de emancipação produzidas no encontro entre teatro, educação não escolar e adolescentes. A reflexão permite observar que Freire, sob a ótica de Marx, assinala a importância da educação como uma prática de liberdade pautada no ideal da transformação social. Boal, explora, pelo teatro, um meio para refletir sobre as opressões das classes desfavorecidas. Rancière, busca, na experiência de um pedagogo francês, chamado Joseph Jacotot, pensar o princípio da igualdade das inteligências como condutor da emancipação intelectual. O estudo permitiu traçar reflexões sobre posturas e ações pedagógicas que são tão importantes quanto os próprios conhecimentos implicados no aprendizado, deslocando o conceito de emancipação para as relações possíveis no aqui e no agora dos processos educativos e artísticos.

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Biografia do Autor

Patricia Wiersbitzki, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Atriz, educadora e pesquisadora. (DRT n 0014256/RS). Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (2021). Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2017), Especialização em Artes pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2022). Atua principalmente nas áreas de Teatro, Educação e Socioeducação. Iniciou sua trajetória no teatro no ano de 2006. Passou por diversos grupos e companhias teatrais. Em 2012 teve sua primeira experiência como educadora ministrando oficinas de teatro para alunos da rede municipal de ensino na cidade de Ijuí - RS, ação pertencente ao Projeto Ijuí em Cena, financiado pela Lei de Incentivo a Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.Em 2013 ingressou no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria e durante a graduação atuou em diversos projetos de extensão, organização de eventos e projetos de pesquisa. Em 2018 e 2019 atuou como educadora nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nas cidades de Dilermando de Aguiar - RS e Quevedos - RS. De Agosto de 2020 a Abril de 2021 atuou como Orientadora Educacional no Projeto Mumbuca Futuro, realizado pela Secretaria de Economia Solidária na cidade de Maricá - RJ.De Junho de 2021 a Abril de 2022 foi educadora nos projetos sociais da Rede Calábria. Atualmente é coordenadora de projeto social na cidade de Porto Alegre/RS. 

Carmen Lucia Capra, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/Professora Adjunta

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) na Graduação em Artes Visuais e na Pós-Graduação em Educação (PPGED). Pesquisa educação e artes visuais (formação docente, ensino, escola, políticas da arte, práticas pedagógicas antirracistas) e artes insurgentes, limítrofes ou contra hegemônicas.

http://lattes.cnpq.br/7109666867033767

Leonardo Marques Kussler, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/Pós-doutorando no PPGED

Doutor em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2018), pós-doutor pela UNISINOS (2019-2020) e pesquisador visitante PDCTR FAPEPI/CNPq na Universidade Federal do Piauí – UFPI (2019-2021). Atualmente é pós-doutorando no PPGED da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS.

http://lattes.cnpq.br/8889240429908043 

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Publicado

30/04/2025

Como Citar

Wiersbitzki, P., Capra, C. L., & Marques Kussler, L. (2025). Considerações acerca do conceito de emancipação em Paulo Freire, Augusto Boal e Jacques Rancière. Educação Em Foco, 28(54), 1–18. https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8246