Considerações acerca do conceito de emancipação em Paulo Freire, Augusto Boal e Jacques Rancière
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8246Palavras-chave:
Emancipação, Educação freiriana, Educação não escolar, Teatro do oprimidoResumo
O objetivo deste artigo é aproximar o conceito de emancipação tratado em obras de Jacques Rancière, Paulo Freire e Augusto Boal. O estudo integrou a pesquisa de Mestrado Profissional em Educação sobre possíveis cenas de emancipação produzidas no encontro entre teatro, educação não escolar e adolescentes. A reflexão permite observar que Freire, sob a ótica de Marx, assinala a importância da educação como uma prática de liberdade pautada no ideal da transformação social. Boal, explora, pelo teatro, um meio para refletir sobre as opressões das classes desfavorecidas. Rancière, busca, na experiência de um pedagogo francês, chamado Joseph Jacotot, pensar o princípio da igualdade das inteligências como condutor da emancipação intelectual. O estudo permitiu traçar reflexões sobre posturas e ações pedagógicas que são tão importantes quanto os próprios conhecimentos implicados no aprendizado, deslocando o conceito de emancipação para as relações possíveis no aqui e no agora dos processos educativos e artísticos.
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