Literatura infantil e suas contribuições às práticas do letramento matemático nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8636Palavras-chave:
Anos iniciais, Educação Matemática, Livro infantilResumo
Este artigo refere-se à uma pesquisa, vinculada à licenciatura em Pedagogia de uma Universidade pública federal da região do Sudeste brasileiro, a qual toma como objetivo geral analisar possibilidades da Literatura Infantil em aulas de Matemática, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, e suas potencialidades para o processo de promoção de práticas de letramento matemático. Utilizando uma abordagem qualitativa descritiva-analítica, foram analisadas histórias infantis disponíveis na Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), relacionando-as com cinco áreas temáticas da Matemática (Número; Geometria; Grandezas e Medidas; Probabilidade/Estatística e Álgebra. Com base nesta análise, concluímos que as obras infantis contribuem às práticas do letramento matemático, tendo vista que este abrange a habilidade das crianças em compreender o desenvolvimento do conhecimento matemático na resolução de problemas, desenvolvendo a capacidade de utilizar conceitos matemáticos em diferentes situações, tanto no ambiente acadêmico quanto no cotidiano.
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