Literatura infantil e suas contribuições às práticas do letramento matemático nos anos iniciais

Autores

  • Ketiny Luana Firmiano Proieti Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. https://orcid.org/0000-0003-1694-851X
  • José Wrigell Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. https://orcid.org/0009-0003-7834-0152

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8636

Palavras-chave:

Anos iniciais, Educação Matemática, Livro infantil

Resumo

Este artigo refere-se à uma pesquisa, vinculada à licenciatura em Pedagogia de uma Universidade pública federal da região do Sudeste brasileiro, a qual toma como objetivo geral analisar possibilidades da Literatura Infantil em aulas de Matemática, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, e suas potencialidades para o processo de promoção de práticas de letramento matemático. Utilizando uma abordagem qualitativa descritiva-analítica, foram analisadas histórias infantis disponíveis na Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), relacionando-as com cinco áreas temáticas da Matemática (Número; Geometria; Grandezas e Medidas; Probabilidade/Estatística e Álgebra. Com base nesta análise, concluímos que as obras infantis contribuem às práticas do letramento matemático, tendo vista que este abrange a habilidade das crianças em compreender o desenvolvimento do conhecimento matemático na resolução de problemas, desenvolvendo a capacidade de utilizar conceitos matemáticos em diferentes situações, tanto no ambiente acadêmico quanto no cotidiano.

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Biografia do Autor

Ketiny Luana Firmiano Proieti, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar). 

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Doutor em Educação pela UNESP, Presidente Prudente-SP. Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSCar), linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática. Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (UFSCar/CNPq). 

José Wrigell, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Doutorando em Eduação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB). Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

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Publicado

23/07/2025

Como Citar

Proieti, K. L. F., Ciríaco, K. T., & Wrigell, J. (2025). Literatura infantil e suas contribuições às práticas do letramento matemático nos anos iniciais . Educação Em Foco, 28(55), 1–34. https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8636