v. 28 n. 55 (2025): Educação em Foco

					Visualizar v. 28 n. 55 (2025): Educação em Foco
Publicado: 09/07/2025

Artigos

  • Políticas da atenção: um conceito em disputa

    Israel Tebet, Virginia Kastrup
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.9456
  • Exclusão Social e Resiliência em Estudantes Universitários

    Gilberto Luís Gussi Júnior, Gisele Cristina Resende, Breno de Oliveira Ferreira
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8388
  • Análise do desempenho acadêmico dos estudantes de engenharia civil durante a realização do estágio obrigatório

    Rodrigo Rogerio Cerqueira da Silva
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8011
  • Grupo de Estudos Formadores em Ação e a formação continuada de docentes em serviço e equipes gestoras/pedagógicas da escola pública da região Noroeste do estado do Paraná – Brasil

    Elisângela Casale Marquioto Prado, Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8264
  • Google Formulários e seus recursos: um estudo de caso do uso para avaliação de surdos em Química

    Amanda Bobbio Pontara, Carmem Lúcia Costa Amaral
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8592
  • Os professores de Educação Física iniciantes admitidos em caráter temporário e a autoeco-organização do trabalho docente

    Victor Julierme Santos da Conceição, Sérgio de Oliveira Júnior
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8771
  • Saberes do trabalho de uma professora e de uma auxiliar de Educação Infantil

    Mônica Reinicke Bartz, Moacir Fernando Viegas
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8306
  • Contribuições para pesquisa em educação bricolagem e feminismo ecossocialista

    Álvaro Veiga Júnior , Adriana Lessa Cardoso, Marília Claudia Favreto Sinãni
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8173
  • Escola e inclusão a formação dos (as) professores (as) de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

    Ana Paula Pontes Luz Riccioppo, Marta Regina Farinelli
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8484
  • Literatura infantil e suas contribuições às práticas do letramento matemático nos anos iniciais

    Ketiny Luana Firmiano Proieti, Klinger Teodoro Ciríaco, José Wrigell
    1-34
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8636
  • As contribuições da Revista Oficial de Educação e Ensino (1891 a 1895) para a escola primária paraense do século XIX: aproximações ao objeto de estudo

    Rosane Barros de Melo, Lívia Sousa da Silva, Maria José Aviz do Rosário
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8380
  • Estatuto do Magistério: uma revisão da produção acadêmica acerca dos planos de carreira na educação pública brasileira

    Jessé Barreto Barreto, Eric Ferdinando Passone
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8075
  • A pandemia de Covid-19 e a prática de produção de textos de alunos da Educação Básica

    Marilúcia dos Santos Domingos, Margarida Paulino de Cerqueira Pinto
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8267
  • Entre virtudes e limites reflexões sobre a permanência nas turmas da EJA

    Eduardo Antonio de Pontes Costa, Vitória Clara Viana
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8598
  • EDUCAÇÃO E MUDANÇA SOCIAL perspectivas a partir do humanismo em Paulo Freire

    Daniel Ribeiro de Almeida Chacon
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8996
  • Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino-aprendizagem de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental uma revisão de literatura.

    Guilherme Gomes da Silva, Mariza Oliveira Sodré, Sheila Silva Ferreira Arantes
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8391
  • Bens móveis permanentes na Educação Profissional e Tecnológica entre percepções e ponderações

    Renato Luiz da Silva Costa, José Vinicius da Costa Filho
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.7964
  • Sistema de representações sociais sobre indisciplina escolar em pesquisas com educadores e estudantes

    Edvanderson Ramalho dos Santos, Adriano Charles Ferreira, Ademir José Rosso
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8186
  • Inclusão escolar nas gestões Temer e Bolsonaro uma revisão sistemática de literatura

    Ícaro Belém Horta, Josiane Pereira Torres
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8504
  • Projeto de Vida as estratégias de ensino-aprendizagem para a educação empreendedora na educação básica

    Diego Pereira Costa, Daniela Meirelles Andrade, Priscilla Oliveira Nascimento
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8371
  • Reforma do Ensino Médio como instrumentalização do currículo

    Manoel Ayusso Martins, Poliana da Silva Almeida Santos Camargo
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8084
  • Fracasso escolar de estudantes do ensino médio integrado quem tem mérito para estudar?

    Rafael da Silva Alves, Jair Jonko Araujo
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8477
  • Avaliação da Empatia de Discentes no Ensino Superior uma revisão sistemática

    Rafael Leonardo Vivian, Leticia Sophia Rocha Machado, Patricia Alejandra Behar
    1-30
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8606

Relato de experiência

  • Estágio docente na pós-graduação experiências, desafios e aprendizados

    Márcia de Souza Oliveira Paes Leme Alberto, Natalia Aparecida Morato Fernandes
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8783