Os desafios de uma biblioteca universitária: do depósito ao acervo histórico / The challenges of a university library: from storeroom to historical collection

Authors

  • Heloísa Helena Pimenta Rocha Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v20i31.1835

Keywords:

Biblioteca universitária, Livros, Formação de professores, Políticas de acervo

Abstract

O artigo põe em discussão alguns dos desafios impostos pelo exercício de gestão acadêmica de uma biblioteca universitária. As análises ensaiadas partem das inquietações e dos modos como se foram construindo possibilidades de responder a tais desafios, as quais se pautaram em um conjunto de indagações acerca do lugar do livro e da biblioteca nos projetos de formação de educadores, assumidos pela instituição, em suas mais de quatro décadas de atividade. O artigo está dividido em cinco movimentos, que procuram dar conta das reflexões sobre as formas de constituição do acervo e sobre o papel da comissão de biblioteca, na definição das políticas que orientam as aquisições e, especialmente, as operações de descarte.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Heloísa Helena Pimenta Rocha, Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas

Professora Livre-Docente na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2001) com pós-doutorado pela Universidad de Buenos Aires(2008).

Published

2017-09-05

How to Cite

Rocha, H. H. P. (2017). Os desafios de uma biblioteca universitária: do depósito ao acervo histórico / The challenges of a university library: from storeroom to historical collection. Educação Em Foco, 20(31), 115–132. https://doi.org/10.24934/eef.v20i31.1835